A Câmara Municipal de Montes Claros realizou na noite dessa quinta-feira, reunião especial em homenagem ao cinquentenário do curso de Ciências Econômicas da Unimontes. O evento contou com a participação de professores, egressos, acadêmicos e servidores da universidade. A solenidade foi presidida pelo segundo-secretário do Legislativo, vereador Wilton Dias, do PTB.
Autor da proposição, vereador Daniel Dias, do PC do B, destacou o orgulho em prestar homenagem ao curso, no seu cinquentenário e da sua trajetória na universidade, como estudante, presidente do DCE até a sua formação acadêmica. Disse ainda que a celebração do cinquentenário do curso de Ciências Econômicas possibilita retornar ao iluminismo, bem como possibilitar que a inserção no ensino superior e a qualificação profissional tem se constituído num instrumento poderoso de redução de desigualdades sociais e de acesso a melhores condições de vida.
Por meio de videoconferência, o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, expressou sua satisfação em acompanhar este curso que completa 50 anos, doados ao Brasil e a Minas Gerais. “Quero parabenizar a todos que fizeram esta história. A Unimontes é um grande orgulho para nossa gente. Que o curso de Ciências Econômicas continue sendo sempre um instrumento de cidadania”, afirmou.
A presidente do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon), Valquíria Aparecida Assis, ressaltou que o momento tem grande significado para a instituição, bem como a sua contribuição através deste curso, além do legado deixado pelos alunos e professores ao longo de cinco décadas. O coordenador do curso, Emerson Costa dos Santos, ressaltou que o curso tem sido o farol para o desenvolvimento intelectual e econômico para o Norte de Minas e para o Brasil.
O reitor da Universidade, Wagner de Paulo Santiago, registrou o seu agradecimento ao vereador Daniel Dias e à Casa Legislativa pela homenagem e enfatizou que a Unimontes experimenta novo tempo na prestação de serviços. “O retorno do vestibular, com cerca de 54 mil inscritos, mostra a força na nossa universidade. Continuamos contribuir com a inclusão de jovens e hoje temos muito que comemorar. A economia é a mola propulsora do desenvolvimento de toda região e do país. O curso ofereceu e continuará oferecendo grande contribuição, exercendo o seu papel de vanguarda com um corpo docente qualificado, e atua em prol do desenvolvimento econômico, atendendo um mercado cada vez mais exigente, buscando sempre combater a desigualdade social. Juntos seguimos em frente, construindo a Unimontes que sempre sonhamos”, concluiu.