Bombeiros promoveram mobilização de combate à dengue

Iniciativa buscou também conscientizar a população sobre a importância de monitorar e controlar a infestação do Aedes aegypti

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) promoveu no último fim de semana uma grande mobilização em suas unidades e frações em todo o estado, visando colaborar com o esforço integrado da campanha “Minas Unida no Combate ao Mosquito”, lançada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). O estado está enfrentando um ano epidêmico de dengue e chikungunya em seu território e a união das forças de segurança colaboram com o objetivo de mitigar o aumento dos casos e dos criadouros com ações de conscientização.

Em apoio à SES no trabalho contínuo de monitorar e controlar a infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças, a corporação movimentou militares de todas as regiões para promover a campanha em suas unidades.

MONTES CLAROS – Na manhã de sábado, 24, militares do 7º Batalhão de Bombeiros Militar em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros e outros órgãos, realizaram carreata em apoio ao dia “D Regional de Combate ao Mosquito”. Foi feito trabalho de sensibilização da população sobre a situação de alto risco para a transmissão de arboviroses (Dengue, Chikungunya e Zika vírus), bem como o recolhimento de materiais inservíveis, considerados como criadores do vetor. Nesse sentido, o 7ºBBM participou de ações preventivas, reforçando o compromisso social com a comunidade.

BOCAIUVA – Antes mesmo do início da mobilização, militares lançaram uma blitz educativa na praça da Praça Wan Dick Dumont, no Centro de Bocaiúva. Na ocasião, foram abordados motoristas e pedestres, sendo distribuídas cartilhas e panfletos com dicas e orientações sobre como acabar com possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue.

ITABIRA – Participação do 6º Pelotão de Bombeiros em evento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, denominado dia “D” de combate à Dengue. Foram realizados eventos em vários pontos da cidade, como coletas de lixo, blitz educativas e panfletagem, com o objetivo de conscientizar e orientar a população sobre a propagação e a forma de prevenção da doença. Além dos bombeiros, também participaram funcionários do município e colaboradores da empresa Vale.

TIMÓTEO – Em Timóteo as ações se concentraram na manhã do sábado, e além da blitz educativa com intuito de conscientizar os transeuntes sobre a importância de métodos de combate às doenças transmitidas pelo mosquito, os bombeiros montaram dois pontos de apoio, na rotatória do bairro Limoeiro e no bairro Quitandinha, onde foram feitas abordagens nos pontos mais movimentados.

BARBACENA – Já a Segunda Companhia Independente de Bombeiros Militar, classificou o desafio como desastre natural, exigindo ações de localização e eliminação dos possíveis focos do mosquito com uma equipe mista composta por agentes da Secretaria de Saúde do município, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, que juntos percorreram as ruas do Bairro João Paulo IIA atuação da guarnição de bombeiros empenhada foi auxiliar os agentes sanitários nos locais de difícil acesso e realizar a colocação de telas nas caixas d’água previamente mapeadas. Os demais agentes removeram entulhos, coletaram materiais descartáveis que poderiam gerar o acúmulo de água e orientaram os moradores quanto às medidas a serem tomadas para se evitar a proliferação do mosquito.

ARAXÁ – Em Araxá, o foco dos militares foi vistorias em lotes vagos, onde foram encontrados terrenos tomados por vegetação daninha e capim com volume e altura consideráveis, representando risco para a segurança e saúde pública, além de ser local facilitador de abrigo para pessoas infratoras da lei e propício à proliferação de animais peçonhentos. Alguns materiais foram recolhidos e a população foi orientada sobre os riscos.

CONSELHEIRO LAFAITE – O “Dia D de mobilização e enfrentamento à dengue” em Lafaiete contou com um mutirão de limpeza para eliminar focos do mosquito transmissor da doença, no bairro São João. A equipe composta pelo setor de combate a endemias, empresa Localix, integrantes do sistema Apac, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, atuaram especificamente em um lote na rua Maria Duarte Castanheira e arredores do bairro coletando materiais e descartáveis que poderiam gerar o acúmulo de água e servir de reservatório para proliferação do mosquito.

GOVERNADOR VALADARES – Militares do 6º Batalhão de Bombeiros participaram da campanha com uma guarnição do CBMMG que estabeleceu ponto base na praça dos Pioneiros, onde realizou a entrega de panfletos com dicas de prevenção e combate ao mosquito. A atuação também se desenvolveu através da orientação verbal a motoristas e demais transeuntes sobre a necessidade de todos envidar esforços para monitorar e controlar a infestação do mosquito Aedes aegypti, com o objetivo de prevenir e mitigar o aumento de casos e de óbitos evitáveis em decorrência das doenças por ele transmitidas.

Em cada unidade do Corpo de Bombeiros foram feitas inspeções para verificar possíveis focos e os militares foram orientados a redobrar o cuidado neste período mais crítico. Dessa forma, a corporação segue fomentando boas práticas de conscientização para que, juntos, possamos vencer essa fase crítica.

Bombeiros promoveram mobilização de combate à dengue
Bombeiros participaram de ações de combate à dengue em todas as regiões de Minas Gerais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Entidades empresariais realizam o Acelera 3.0 na cidade no dia 22
Entidades empresariais realizam o Acelera 3.0 na cidade no dia 22
Com uso de drone, homem desaparecido é encontrado
Com uso de drone, homem desaparecido é encontrado
Obra da ponte do JK avança e deverá ser concluída em maio
Obra da ponte do JK avança e deverá ser concluída em maio
MÉDICO RECEBE HOMENAGEM NA CÂMARA
MÉDICO RECEBE HOMENAGEM NA CÂMARA
Soterramento em obra deixa um homem morto e outro ferido
Soterramento em obra deixa um homem morto e outro ferido
RFB retém R$ 300 mil em mercadorias
RFB retém R$ 300 mil em mercadorias
Dnocs realiza pavimentação em municípios do Norte de Minas
Dnocs realiza pavimentação em municípios do Norte de Minas
Zona eleitoral da cidade conquista Selo Ouro
Zona eleitoral da cidade conquista Selo Ouro
Amams promoverá encontro para discutir assistência social
Januária passará por inspeção técnica na Comarca
Lançamento será em Montes Claros no dia 18
Secretário exalta relevância de programa que atende a região
TJMG realiza Mutirões do Júri em comarcas do interior de MG
Pintor cai de andaime após receber descarga elétrica
Copasa inicia obras para ampliar oferta de esgotamento sanitário
Prefeituras recebem primeiro FPM de abril
Estado consolida liderança nacional em energia solar
Jovem é agredido e amarrado dentro de casa durante assalto
Roubada carga de 20 toneladas enviada para prédio interditado
Motociclista bate em carro e é arremessado em avenida
Carro furtado em SP é apreendido na MGC-122