A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) promoverá no dia 30 de abril em sua sede em Montes Claros, a 1ª Jornada de Gestão Inclusiva do Norte de Minas com foco para debater a gestão e inclusão de alunos autistas na região. A coordenadora do departamento de Saúde da Amams, Laís Ferreira explica que no dia 2 de abril se comemora O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra as pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A Amams decidiu realizar este evento no último dia do mês de abril, para não prejudicar atividades em cada município e também para permitir que as experiências exitosas sejam apresentadas na jornada. A coordenadora do Departamento de Educação da Amams, Neiva de Cássia Rocha explica que o ‘EducaTEA’ tem como público alvo os gestores municipais de educação e referências técnicas em educação especial, referente ao papel do gestor frente aos desafios da Educação Especial (currículo, garantias de direito e captação de recursos).
O evento terá palestras objetivas para aprimorar a gestão e entender a dimensão do aluno com espectro autista, além da valiosa contribuição de Brunella Abreu, psicóloga com experiência no setor e, sócia diretora do Instituto Comporta-se. A psicopedagoga Michele Rodrigues, com especialização em neuropsicologia, desenvolve trabalho com crianças e adolescentes nas diversas dificuldades no aprendizado e atua na Clínica Flores do SEER.
Também abordará os aspectos jurídicos a advogada e professora universitária Simone de Fátima Ferreira Sá, especialista em Direito dos Autistas, palestrante e Mentora. E, o músico e ativista Isaque Emanuel, que é autista e pai de uma criança autista, vai discorrer sobre os desafios da família na inclusão escolar e a visão do autista adulto.
O presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, o Nilsinho, explica que a jornada de inclusão na educação será de promover uma reflexão sobre o assunto e orientar os municípios quanto à Gestão e planejamento das ações nesta área.