Durante o 1º Fórum de Desenvolvimento Econômico Regional, realizado nos dias 28 e 29 de setembro em Salinas, a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) participou de reunião que teve como pauta a implantação de voos da Azul Linhas Aéreas conectando Salinas à capital mineira e a Montes Claros. Sentaram à mesa o presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, o “Nilsinho”, o gerente de Relações Institucionais da Azul, Fernando Mattia, o presidente da Associação Comercial de Salinas, Reginaldo Ferreira Tiago, o prefeito de Salinas Joaquim Neres Xavier Dias, o “Kincas”, representantes de mineradoras, prefeitos e empresários da região.
De acordo com o presidente da Associação Comercial de Salinas, Reginaldo Ferreira Tiago, a região tem 250 mil pessoas, grande atividade comercial e agora a exploração do lítio atrai empresários, empresas e empreendedores de diferentes regiões do país e do exterior. “Além dos novos investimentos que estão chegando a Salinas, temos um aeroporto pronto para receber voos comerciais. A Azul Linhas Aéreas chega em um bom momento. Para nós, empresários, prefeitos e investidores, voos de Salinas a Montes Claros, Belo Horizonte, a Brasília e para outros destinos é uma necessidade”, disse.
O presidente da Amams, José Nilson Bispo de Sá, lembrou dos perigos das viagens rodoviárias, especialmente na BR-251. Segundo ele, todos que trafegam na rodovia correm riscos, e afirmou que os voos da Azul irão suprir as necessidades de locomoção mais segura das pessoas que moram na região de Salinas, do Alto Rio Parto e do Vale do Jequitinhonha, e que haverá uma grande demanda com voos frequentes. “A azul pode apostar na região, a demanda é muito grande. Muitos bons empreendimentos estão sendo implantados em Salinas e, certamente, haverá aqui um aumento populacional e econômico, além disso o aeroporto oferece infraestrutura e tem capacidade de receber voos diários”, afirmou.
O gerente de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas, Fernando Mattia, confirmou que os serviços de prospecção da empresa já irão iniciar e que a previsão de voos será a partir de dezembro, de Salinas a Belo Horizonte, Montes Claros e outros destinos. “Inicialmente os voos acontecerão a bordo das aeronaves modelo Cessna Grand Caravan, com nove assentos, a partir de dezembro, se tudo ocorrer conforme a previsão do setor operacional da Azul. O início das operações proporcionará à cidade de Salinas ligação direta com vários destinos nacionais e internacionais. Os clientes com partida de Salinas, terão acesso a toda malha nacional e internacional”, enfatizou o gerente da Azul.
Fernando Mattia ainda confirmou que a empresa já iniciou um estudo para avaliar a estrutura do aeroporto de Salinas, que serão feitas algumas adequações, e conforme a demanda com as vendas de passagens, a empresa poderá operar com uma aeronave de 72 lugares.