A Delegacia da Receita Federal e a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) entregam na manhã dessa terça-feira, 14, aparelhos de computadores e celulares a 50 municípios do Norte de Minas, em evento coordenado pelo delegado Andrey Oliveira Soares. Os equipamentos devem ser usados nos postos de atendimento virtual criado em municípios que não contam com unidade da Receita Federal. Os PAVS foram criados de forma inédita pela Amams e Receita Federal em 2020 e depois recebeu a adesão da Sala do Empreendedor do Sebrae. Com os equipamentos doados os servidores do PAV terão maior facilidade na solução das demandas apresentadas pela comunidade.
O I Encontro Regional com os Atendentes PAV ocorrerá no auditório da Amams a partir das 8 horas. O delegado da Receita Federal, Andrey Soares, calcula que mais de 90% dos serviços ofertados numa unidade física da RFB é encontrada nos PAVs. É o caso de regularização de CPF, cópia de declarações, consulta a situação fiscal, entre outros. Com o PAV, evita-se que esses contribuintes se desloquem até outras cidades a fim de obter esse atendimento que, até pouco tempo, era oferecido somente em delegacias ou agências da Receita Federal.
O presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, o Nilsinho, lembra que na época quando a Receita Federal propôs este projeto, a Amams viu a relevância da iniciativa, pois além de desburocratizar o atendimento à população, ainda permitia a economia para os cofres públicos, que antes tinha que pagar passagem e alimentação para um morador vir a Montes Claros para regularizar o CPF ou a declaração do imposto de renda e outras demandas de competência da Receita Federal. No PAV este assunto é resolvido no local. A prefeitura cede uma sala e dois servidores que depois de treinados, passam a atender os moradores. A Amams propôs ao INSS curar um núcleo de atendimento previdenciário em cada município e aguarda decisão do órgão.