Visitas técnicas favorecem troca de experiências entre coordenadores do PJ Minas

Metade dos polos regionais já receberam as visitas técnicas da coordenação estadual do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), programa de formação política dos estudantes do ensino médio realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), em parceria com câmaras municipais e com o apoio da PUC Minas.

Metade dos polos regionais já receberam as visitas técnicas da coordenação estadual do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), programa de formação política dos estudantes do ensino médio realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), em parceria com câmaras municipais e com o apoio da PUC Minas. A visita técnica do Polo União Norte, com sede em Montes Claros, ocorreu na última segunda-feira.

Iniciados em abril, em Santa Rita de Caldas (Polo Conexão Sul), os encontros vão até o final deste mês, se encerrando em Paracatu (Polo Noroeste). A proposta das visitas é acompanhar, sob a supervisão da ELE e da PUC, o processo de desenvolvimento do programa nos municípios e incentivar o compartilhamento de experiências entre os coordenadores.

Nesta edição, alunos de 145 municípios (126 veteranos e 19 ingressantes), divididos em 20 polos regionais, debatem o tema “Melhorias no ensino escolar”. As visitas técnicas compõem a programação da etapa municipal, que se encerra em julho, com a priorização das propostas que serão analisadas nas plenárias regionais.

Durante as visitas, os coordenadores de cada município do polo apresentam, com dados qualitativos e quantitativos, um panorama do andamento dos trabalhos, como o número de oficinas de formação realizadas, quais as temáticas abordadas e quantos estudantes e escolas estão envolvidos.

Como há uma diversidade grande entre as câmaras participantes, reflexo da heterogeneidade que marca Minas Gerais, neste momento é normal que os municípios se encontrem em estágios distintos de desenvolvimento do programa. Enquanto alguns já estão na oitava oficina, com um planejamento definido para a etapa municipal, outros enfrentam desafios maiores na sua organização interna, ainda no início do processo formativo. Também é de se esperar que as câmaras estreantes necessitem de mais orientação.

“A visita técnica é uma forma de a coordenação estadual conhecer e orientar as implementações do projeto que vêm ocorrendo nos municípios. No Polo Triângulo, destaco as trocas de ideias. Conseguimos entender as experiências de cada município, inovar, pensar em atividades e alternativas que já deram certo em outros lugares. A relação com a coordenação estadual é de muito suporte, sempre nos atendem com informações exatas”, explica a coordenadora regional do Polo Triângulo, Genistela Ferreira, servidora da Câmara Municipal de Conceição das Alagoas. Além da integração entre os coordenadores municipais, outros resultados esperados das visitas são o fortalecimento do PJ Minas em cada região e a construção coletiva dos próximos passos, o que ainda está por vir nas etapas municipal, regional e estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Emenda que amplia salário será votada
Emenda que amplia salário será votada
Presidente da Amams é homenageado pela AMM
Presidente da Amams é homenageado pela AMM
Prefeitura entrega certidões de regularização fundiária urbana
Prefeitura entrega certidões de regularização fundiária urbana
Governo aumenta reajuste salarial para 4,62%
Governo aumenta reajuste salarial para 4,62%
Cidade terá programa Governança Corporativa
Cidade terá programa Governança Corporativa
Projeto prevê proteção à mulher vítima de violência
Projeto prevê proteção à mulher vítima de violência
Montes-clarense assume o TSE pela segunda vez
Montes-clarense assume o TSE pela segunda vez
Prefeitura presta contas na Câmara
Prefeitura presta contas na Câmara
Zema exalta posse de montes-clarense no TSE
Congresso destaca apoio do Governo às prefeituras
Estado apresenta soluções inovadoras para municípios
Vereadores pedem fim do lixão no bairro Canelas
Deputada do PL vai assumir Secretaria no governo Zema
TRE trabalha com foco nas eleições municipais
Último FPM de maio tem aumento de 20%
Deputados aprovam revisão dos salários para servidores
PC alerta para notícias falsas sobre carteira de identidade
TJMG participa do anúncio das obras de quartel dos Bombeiros
Polícia Civil lança site sobre desaparecimento de pessoas
Polícia de Meio Ambiente lança Operação “Curupira”
Forças de segurança protestam por reajuste