A Prefeitura de Montes Claros continua em ritmo intenso com as obras de construção da nova ponte sobre a linha férrea na Avenida Minas Gerais, na divisa dos bairros Floresta e JK, região do Grande Renascença. Na manhã desta quarta-feira (3/1), o vice-prefeito Guilherme Guimarães visitou o canteiro de obras para fiscalizar o recebimento das vigas de concreto que serão colocadas no local. São seis vigas pesando 18,6 toneladas, com comprimento de 17 metros, 60 centímetros de largura e altura de 90 centímetros.
Depois da abertura das valas onde foram construídas as bases de sustentação da nova ponte, com seis turbilhões de pouco mais de seis metros de profundidade (começando quase na base do asfalto, e passando ainda 50 centímetros abaixo da linha férrea), agora a obra entra na fase de concretagem. É importante destacar que a obra atenderá a uma antiga reivindicação dos moradores da região e de motoristas, além dos estudantes que se dirigem diariamente às várias unidades de ensino superior existentes naquela área.
A antiga ponte era um gargalo que resultava em grandes filas, sobretudo nos horários de pico, por passar somente um veículo por vez. A nova construção terá pista dupla, ampliando consideravelmente a fluidez do trânsito local. Há anos o velho pontilhão de ferro vinha sofrendo com o desgaste natural do tempo e o aumento do tráfego de veículos, o que contribuiu para que ela ficasse totalmente vulnerável. Quando concluído o novo acesso, o tráfego vai ser mais organizado, garantindo maior segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres