Universo encantado da literatura invade escolas da rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, está promovendo um concurso literário envolvendo todas as unidades do Sistema Municipal de Ensino

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, está promovendo um concurso literário envolvendo todas as unidades do Sistema Municipal de Ensino. O concurso tem como inspiração o tema “Sementes, a Mágica da Vida”, trabalhado neste ano na Educação Infantil. Coordenadora do projeto, Ellen Santa Rosa explica que, durante os meses de março e abril, os alunos participaram de vivências literárias afetivas, éticas e estéticas sobre o tema “Semear literatura, cultivar leitores”.

“Nos encontros, a abordagem se deu de forma lúdica e prazerosa, por meio de apresentações teatrais, contação de histórias, música e dança, aspectos que favoreceram a interação dos estudantes, que tiveram a oportunidade de aprender mais sobre gêneros literários e se divertir, principalmente com a participação dos personagens Caroço e Castanha, do projeto Trilha da Leitura”, explica a coordenadora.

Neste mês, depois de realizar o estudo sobre o gênero textual “poema”, o professores vão propor aos alunos a escrita de uma poesia concebendo o ato de semear e cultivar sementes como pretexto poético e reflexivo em suas mais diversas nuances. Na Educação Infantil (do Maternal ao 2º Período Pré-Escolar), os alunos vão trabalhar o tema a partir de poemas, brincadeiras, músicas, parlendas, entre outros e, ao final, promover a escrita do poema. “Será um poema coletivo da turma, com a organização do professor, que também poderá ser o escriba”, esclarece Ellen Santa Rosa.

No Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º Ano), os alunos trabalharão o tema de forma lúdica, a partir de gêneros textuais diversos, relacionando-o com a semeadura de sementes propriamente dita, uma vez que muitas crianças desse segmento de ensino ainda necessitam recorrer ao concreto para apreender a subjetividade da literatura. Para os alunos do 1º ao 3º ano, a produção do texto será coletiva, já os do 4º e 5º anos produzirão o texto individualmente.

Para o Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º Ano), o tema será trabalhado de forma que os alunos percebam, vivenciem e apreendam a subjetividade da literatura a partir da semeadura de sementes. Ao final, vão escrever o poema individualmente.

Para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o tema será trabalhado de forma lúdica e prazerosa, para que percebam a subjetividade da literatura presente na própria vida, tendo como base gêneros textuais diversos, como músicas, provérbios, poemas, contos, crônicas, disponibilizados pelo Trilha da Leitura. Após a produção dos poemas, cada unidade escolar fará uma pré-seleção e inscreverá um poema por ano de escolaridade, que deverão ser encaminhados ao projeto Montes Claros na Trilha da Leitura até o dia 7 de junho.

A avaliação dos trabalhos será realizada por comissão julgadora composta pela equipe do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura e por outros membros ligados às áreas literária, artística e cultural, que selecionará um poema de cada ano de escolaridade. “Na análise e seleção dos textos serão observados o atendimento às normas e objetivos do concurso. Além disso, serão analisadas a criatividade, a estrutura, a coerência, a coesão, a adequação da linguagem própria ao gênero poema, dependendo de cada segmento de ensino”, explica a coordenadora.

Os vencedores serão premiados com livros e certificado de participação, e terão seus poemas declamados no Dia de Poesia, comemorado em 2 de julho. “A novidade é que, neste ano, os professores poderão participar e enviar um poema livre, da sua autoria”, completa Ellen Santa Rosa.

Universo encantado da literatura invade escolas da rede municipal
CONCURSO literá mobiliza alunos da rede municipal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Sertão pauta palestra de abertura da Semana da Matemática e Física
Sertão pauta palestra de aberturada Semana da Matemática e Física
Sicoob Credinor amplia programa Financinhas nas escolas para crianças
Sicoob Credinor amplia programa Financinhas nas escolas para crianças
Unimontes inicia tratativa para expandir a internacionalização
Unimontes inicia tratativa para expandir a internacionalização
Senac em Montes Claros oferece vagas em onze cursos gratuitos
Senac em Montes Claros oferece vagas em onze cursos gratuitos
Taxa de alfabetização de Montes Claros supera a média do Estado
Taxa de alfabetização de Montes Claros supera a média do Estado
Associação homenageará editora da Unimontes pelos seus 25 anos
Associação homenageará editorada Unimontes pelos seus 25 anos
Estudantes recebem orientações sobre ações seguras no trânsito
Estudantes recebem orientações sobre ações seguras no trânsito
Estudantes têm estágios garantidos em empresas do Vale do Lítio
Estudantes têm estágios garantidos em empresas do Vale do Lítio
Governo e municípios entregam novas obras
Unimontes abre 371 vagas para candidatos acima dos 60 anos
CB participa de ação preventiva em escola contra acidentes de trânsito
Deputados garantem ampliação de benefícios para universitários
Escola Florêncio Pereira homenageia famílias em Monte Azul
Estado repassou R$ 180 mi para manutenção e custeio das escolas
Câmara comemora o Dia do Movimento Estudantil
Secretaria de Educação está com vagas de estágio abertas em MG
PC alerta para notícias falsas sobre carteira de identidade
TJMG participa do anúncio das obras de quartel dos Bombeiros
Polícia Civil lança site sobre desaparecimento de pessoas
Polícia de Meio Ambiente lança Operação “Curupira”
Forças de segurança protestam por reajuste