O campus da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) em São Francisco, no Norte de Minas, organizará, nesta sexta-feira (3), um Mutirão de Limpeza da orla do Rio São Francisco e de espaços públicos.
O evento, que pretende reunir a população local, entre escolas estaduais, pescadores, igrejas, comerciantes, polícia ambiental e políticos, vai ocorrer a partir das 7h, na Praça dos Pescadores, Bairro Quebra. A iniciativa faz parte das comemorações pelos 524 anos do Velho Chico.
RIO AMEAÇADO
O São Francisco, conhecido também como o rio da integração nacional, o rio do cerrado, da caatinga e do sertão, o rio do Brasil, o rio da transposição, que sofre e que precisa de uma solução, é considerado fonte de vida para a cidade que leva seu nome e para o país. Abastece o município, irriga plantações e mantém viva a biodiversidade, mas a poluição e o descarte de sordenado de lixo ameaçam a existência desse curso d’água, pois prejudicam o desenvolvimento de peixes e plantas, além da saúde humana, afetada pela infestação de animais peçonhentos causadores de doenças, cujo habitat natural costuma ser justamente entulhos e mato.
Daí a importância da conscientização sobre a urgência de se evitar jogar lixo nas vias públicas, especialmente às margens do rio, participar de mutirões e incentivar a Educação Ambiental nas escolas.
O campus São Francisco realiza dois mutirões anuais em prol da preservação do Velho Chico: na semana do Dia de Defesa do Rio São Francisco, 3 de junho, no âmbito do projeto Vire Carranca, da Comissão da Bacia do Rio São Francisco, e no dia 4 de outubro, durante a semana de aniversário do rio.