Unimontes anuncia retorno do seu vestibular tradicional

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vai retornar com o seu vestibular tradicional para o ingresso nos seus cursos de graduação.

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vai retornar com o seu vestibular tradicional para o ingresso nos seus cursos de graduação. O anúncio foi feito, nessa segunda-feira (11/9), pelo reitor da instituição, professor Wagner de Paulo Santiago, em entrevista coletiva, com a participação do vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha; e da pró-reitora de Ensino, professora Ivana Ferrante Rebello.

As provas do vestibular da Unimontes serão no dia 10 de dezembro, visando o preenchimento de 2.734 vagas em 70 cursos de graduação (divididos em dois grupos) para o ano de 2024 (primeiro e segundo semestres). O edital completo pode ser conferido no site: www.coteps.unimontes.br.

Segundo o reitor, 80% das vagas serão oferecidas no seu vestibular próprio e 20% serão preenchidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O sistema SiSU/MEC vinha sendo usado integralmente para o ingresso em todos os cursos da Unimontes desde dezembro de 2015.

A instituição mantém o sistema de reserva de vagas (50% do total) e, além de egressos de escolas públicas, indígenas e negros (de baixa renda) e de portadores de deficiência, passará a destinar um percentual de vagas para integrantes de comunidades quilombolas (de baixa renda).

POR ÁREA DO CONHECIMENTO

Outra novidade anunciada pelo professor Wagner de Paulo Santiago é que os candidatos realizarão provas específicas, diferenciadas por áreas do conhecimento: ciências biológicas e da saúde; ciências exatas e tecnológicas, ciências humanas e ciências sociais aplicadas. Porém, as provas de redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Filosofia e Sociologia serão comuns para todos os inscritos. “O modelo de provas por áreas do conhecimento será adotado como forma de motivar os candidatos a fazer o vestibular”, observou o reitor.

OBRAS INDICADAS

Os candidatos inscritos para o preenchimento de vagas em todos os cursos de graduação deverão fazer a leitura das obras literárias indicadas para o processo seletivo, que estão relacionadas com a temática “sertão”. Conforme anunciou a pró-reitora Ivana Ferrante Rebello, os livros indicados para o Processo Seletivo 01/2024 da Unimontes são: “Grande Sertão: veredas”, de Guimarães Rosa; “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos; e “Hora da Estrela”, de Clarice Lispector.

NOVO CURSO: PSICOLOGIA

A reitoria da Universidade Estadual de Montes Claros também anunciou como uma das novidades do seu vestibular tradicional a criação do curso de Psicologia, de período integral, no campus-sede. Serão preenchidas 70 vagas (35 no primeiro semestre e 35 no segundo semestre de 2024).

INSCRIÇÃO COM VALOR SIMBÓLICO

O professor Wagner de Paulo Santiago informou que a inscrição para o vestibular próprio da Unimontes terá um valor simbólico de R$ 10,00. Aqueles candidatos que não puderem pagar poderão solicitar o pedido de isenção da cobrança simbólica. “A nossa intenção é que toda a população da área de abrangência da nossa instituição, do Norte de Minas, do Noroeste do estado e dos vales do Jequitinhonha e do Mucuri, venha estudar na Unimontes, uma universidade pública, gratuita e de qualidade”, afirmou o reitor.

O reitor destacou que, com a cobrança simbólica, os custos de logística, elaboração e correção de provas, fiscalização, segurança e outras despesas do processo seletivo serão bancados com recursos do Governo de Minas Gerais, que mantém a Unimontes. A instituição também poderá pedir a colaboração da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor). Os trabalhos de elaboração das provas são desenvolvidos pela Comissão Técnica para a Organização e Acompanhamento dos Processos Seletivos no âmbito da Unimontes (Coteps), presidida pela professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães.

As inscrições para o Processo Seletivo Unimontes 01/2024 serão realizadas no período de 25 de setembro a 6 de outubro (candidatos da reserva de vagas/pedidos de isenção do valor simbólico) e de 9 de outubro a 3 de novembro (candidatos do sistema universal/ampla concorrência). As inscrições serão feitas pela internet, no site: www.coteps.unimontes.br. As provas (múltipla escolha e redação) serão no dia 10 de dezembro, com os cursos divididos em dois grupos: 8 às 12 horas (grupo 1) e das 15 às 19 horas (grupo 2). No grupo 1, serão preenchidas 1.329 vagas e no grupo 2 serão ocupadas 1.405 vagas.

O reitor Wagner de Paulo Santiago explica que no grupo 1 serão colocadas vagas nos cursos que vão iniciar as atividades no primeiro semestre de 2024 e no grupo 2 estarão os cursos com o início das atividades letivas previsto para o segundo semestre do ano que vem. Desta forma, o mesmo candidato poderá se inscrever para cursos dos dois grupos e fazer as provas pela manhã e à tarde.

As provas serão no campussede em Montes Claros e nos demais campi da instituição, nos municípios de Almenara, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, São Francisco, Salinas e Unaí. O professor Wagner de Paulo Santiago informou ainda que a Unimontes implementa o rodízio de cursos em seus campi, que vai ser considerado no seu vestibular próprio.

“A nossa proposta é não reduzir o número de cursos, mas sim ampliar as graduações oferecidas nos campi. Porém, existem locais onde não há demandas para os cursos ali oferecidos e está sendo feito um rodízio. Mas, as decisões do rodízio sempre serão tomadas pelos departamentos, de forma democrática e colegiada”, assinala o reitor da Unimontes.

Unimontes anuncia retorno do seu vestibular tradicional
PROFESSORES Dalton Caldeira, Wagner Santiago e Ivana Ferrante durante a coletiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Estudantes recebem orientações sobre ações seguras no trânsito
Estudantes recebem orientações sobre ações seguras no trânsito
Estudantes têm estágios garantidos em empresas do Vale do Lítio
Estudantes têm estágios garantidos em empresas do Vale do Lítio
Três equipes de Janaúba em final nacional
Três equipes de Janaúba em final nacional
Divulgadas obras literárias indicadas para o vestibular próprio e PAES
Divulgadas obras literárias indicadas para o vestibular próprio e PAES
Estudantes das escolas municipais participam das campanhas de prevenção Maio Amarelo e Laranja
Estudantes das escolas municipais participam das campanhas de prevenção Maio Amarelo e Laranja
Estudantes participam de curso de formação profissional
Estudantes participam de curso de formação profissional
Universo encantado da literatura invade escolas da rede municipal
Universo encantado da literatura invade escolas da rede municipal
Grupo Escoteiro São José completa 55 anos
Grupo Escoteiro São José completa 55 anos
CB participa de ação preventiva em escola contra acidentes de trânsito
Deputados garantem ampliação de benefícios para universitários
Escola Florêncio Pereira homenageia famílias em Monte Azul
Estado repassou R$ 180 mi para manutenção e custeio das escolas
Câmara comemora o Dia do Movimento Estudantil
Secretaria de Educação está com vagas de estágio abertas em MG
Audiência discute remuneração na educação básica em Minas
Unimontes empossa 52 servidores classificados no concurso público
Saúde reforça prevenção e enfrentamento às doenças respiratórias
Sindicato da PP ameaça ‘parar’ visita a detentos
Bombeiros realizam captura de serpente em área urbana
Sejusp intensifica acesso à documentação para detentos
CB participa de ação preventiva em escola contra acidentes de trânsito