O corregedor eleitoral de Minas Gerais, desembargador Ramon Tácio de Oliveira, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), alertou na manhã dessa sexta-feira, aos partidos políticos sobre a importância da participação das mulheres nas eleições deste ano, quando se elegerão os administradores municipais e representantes das Câmara Municipais. Ele o fez ao abrir o seminário “Antes do Voto”, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), quando lembrou que no ano de 2016 mais de 18 mil mulheres participaram da disputa e muitas ficaram com zero voto, e nas eleições deste ano, este caso não será permitido e se registrado, compromete a eleição de todo pleito e impede a posse dos eleitos.
O seminário realizado pelo TRE com apoio de todas as entidades municipalistas orientou os agentes municipais do que é permitido e proibido na campanha, como o caso da inteligência artificial e as fake News. O presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, o Nilsinho, que representou a Associação Mineira de Municípios (AMM) no evento, agradeceu à Justiça Eleitoral pelo evento, ao lembrar que os candidatos recebem muitas informações e que existe um sentimento de que numa eleição vale tudo, menos perder o pleito. Contudo, segundo ele, a Justiça Eleitoral dá os devidos esclarecimentos do que é e o que não é permitido no processo eleitoral, para que os candidatos tenham mais segurança.
O desembargador Ramon Tácio de Oliveira frisou que o seminário sempre ocorria em Belo Horizonte e que o TRE decidiu levá-lo para o interior como forma de orientar os dirigentes de partidos, assessores jurídicos e demais envolvidos no pleito eleitoral. Lembra que o evento é um ato de cidadania e de respeito à democracia. O desembargador Joemilson Donizete reforçou a importância do evento em Montes Claros, por ser um polo de desenvolvimento e ainda por ter um colégio eleitoral, até agora com 278 mil inscritos e aptos a votar nas eleições de outubro deste ano.