Os tratamentos para o câncer no fígado, conforme a gravidade da doença e o estado de saúde da pessoa, são: a quimioterapia pode ser recomendada pelo médico para pessoas cuja doença não pode ser tratado por meio da cirurgia e que não respondeu a tratamentos como ablação ou embolização, por exemplo.
Os medicamentos quimioterápicos mais comuns no tratamento do câncer de fígado incluem gencitabina, oxaliplatina e capecitabina, que podem ser administrados na veia ou na artéria, que é chamado de quimio embolização.
A cirurgia, através da ressecção, que é a retirada de uma parte do fígado, é geralmente indicada em casos de tumor primário.
O médico cirurgião poderá retirar uma pequena parte ou até 3/4 do fígado, já que o fígado consegue se recuperar e crescer novamente.
Sendo um tratamento menos indicado no câncer de fígado, a radioterapia pode ser indicada pelo médico, sendo feita com o uso de radiação para eliminar células cancerígenas ou controlar a metástase.
TRANSPLANTE
Em casos de pessoas com cirrose, o médico poderá recomendar o transplante de fígado, que consiste em substituir o fígado doente por uma parte ou o fígado inteiro de uma pessoa saudável. Entenda como é feito o transplante de fígado.
A imunoterapia é um tipo de tratamento feito com a administração de medicações diretamente na veia, que estimulam o sistema imunológico para que reconheçam e combatam as células cancerígenas.
A ablação por radiofrequência, é um tratamento onde o tumor recebe ondas ou corrente elétrica que aumentam a temperatura em seu interior.
CURA
Este tratamento é recomendado quando a cirurgia ou o transplante de fígado não podem ser realizados.
O câncer no fígado tem jeito principalmente quando é diagnosticado e tratado nas fases iniciais da doença, podendo ser alcançado principalmente através da cirurgia ou transplante de fígado.