[views count="1" print="0"]

Tradição e desenvolvimento rural mantêm sustentabilidade

A cachaça de alambique de Minas Gerais não apenas representa uma tradição cultural enraizada, mas também desempenha um papel crucial na economia rural do estado.

A cachaça de alambique de Minas Gerais não apenas representa uma tradição cultural enraizada, mas também desempenha um papel crucial na economia rural do estado. Liderando a produção nacional com um volume estimado de 13,5 milhões de litros por ano, pois bebida artesanal é um patrimônio cultural reconhecido desde 2007 pela Lei estadual N° 16.688.

O “Diagnóstico da Produção da Cachaça de Alambique no Estado”, realizado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) do Governo de Minas, revelou a predominância de pequenos empreendimentos familiares na produção. Um exemplo é o Alambique Requinte do Emboque, em Raul Soares, na Zona da Mata, cuja produção diária de 250 litros envolve toda a família há quase três décadas, os de Salinas, Taiobeiras, Rio Pardo de Minas, Novorizonte, entre outros municípios do Alto Rio Pardo. Geraldo Daniel Souza, sócio do empreendimento, destaca a importância econômica e cultural da cachaça para sua família e comunidade: “Além de preservar a tradição mineira, a produção de cachaça nos permite agregar valor ao nosso negócio e transformá-lo em uma fonte de renda estável. Hoje, nossa bebida ganha destaque tanto no mercado nacional quanto internacional.”

O diagnóstico também analisou a estrutura da cadeia produtiva, mostrando que Minas Gerais possui o maior número de cachaçarias legalizadas no país, com 353 estabelecimentos registrados no Ministério da Agricultura e Pecuária. Este setor não apenas gera empregos diretos e indiretos, mas também contribui significativamente para a economia estadual, com a bebida sendo a mais exportada pelo Estado no último ano, movimentando aproximadamente U$ 1,2 milhão.

Thales Fernandes, Secretário de Agricultura, enfatiza a importância de conhecer profundamente o setor para promover políticas que fortaleçam a produção e valorizem os produtores locais. O levantamento também destacou que 45% dos empreendimentos têm menos de 5 hectares de cana-de- -açúcar cultivados e 87% são de pequeno porte, produzindo até 800 litros de cachaça por dia.

A legalização da cachaça artesanal tem sido crucial para agregar valor ao produto e abrir novos mercados, como observado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), responsável pelos registros. A campanha “O legal merece um brinde” destaca a importância de consumir produtos seguros e de qualidade, registrados e que atendam à legislação vigente.

PRAZO

Para promover ainda mais a qualidade e visibilidade das cachaças mineiras, a Emater-MG está organizando o 1º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras – Cachaças Mineiras 2024.

Este concurso não apenas valoriza os produtores locais, mas também abre portas para novos mercados, seguindo o exemplo de outros concursos estaduais que têm impulsionado a valorização de produtos regionais de alta qualidade, que termina nesta sexta-feira (19). Para mais informações sobre o concurso e regulamento, acesse o link da Emater-MG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Carne suína inicia ano com preços pressionados por alta oferta
Carne suína inicia ano com preços pressionados por alta oferta
Seapa impulsiona silvicultura na agroindústria e no campo
Seapa impulsiona silvicultura na agroindústria e no campo
Embrapa lança plataforma que integra vigilância em doenças suínas
Embrapa lança plataforma que integra vigilância em doenças suínas
Transição climática neste ano eleva incertezas
Transição climática neste ano eleva incertezas
Força-tarefa orienta população sobre como evitar golpes do IPVA
Força-tarefa orienta população sobre como evitar golpes do IPVA
País bate recorde histórico nas exportações de frutas
País bate recorde histórico nas exportações de frutas
Fapemig lança maior chamada para promover pesquisas
Fapemig lança maior chamada para promover pesquisas
Seleção genética reforça o controle do carrapato em bovinos e reduz perdas
Seleção genética reforça o controle do carrapato em bovinos
Exames médicos e psicológicos para CNH têm queda no valor
UFVJM anuncia vagas remanescentes em Janaúba
Norte de Minas se destaca na Rede Sebrae
Desenhista montes-clarense na estrada há mais de 30 anos
Supermercados preocupados com a falta de produtos básicos
Um novo ano, um novo Compromisso
Unimontes anuncia inscrições para 409 vagas pelo Sisu
Montes Claros oferece diversas opções de Réveillon em 2025
Programa do Sistema Faemg Senar impulsiona a olericultura no Norte de Minas
Unimontes divulga lista do Vestibular com 1.484 candidatos aprovados
Carne suína inicia ano com preços pressionados por alta oferta
North acelera e reforça ataque
Irmão assassina outro com facada por causa de som alto