[views count="1" print="0"]

Temperaturas entram em declínio no Norte de Minas

Após dias de muito calor, as temperaturas começaram a entrar em declínio em Montes Claros, principalmente à noite, com os termômetros registrando entre 15ºC e 16ºC, mas com sensação térmica um pouco mais baixa.

Após dias de muito calor, as temperaturas começaram a entrar em declínio em Montes Claros, principalmente à noite, com os termômetros registrando entre 15ºC e 16ºC, mas com sensação térmica um pouco mais baixa. Trata-se da chegada do “friozinho” do meio de ano, que deve se prolongar ao longo de junho e julho. Nas próximas semanas, a população deverá viver dias de amplitude térmica, com temperatura pouco mais alta durante o dia e bem mais baixa à noite.

Para esta quinta-feira (30/5), previsão de máxima de 27ºC, mínima de 15ºC e índices de umidade relativa do ar entre os críticos 37% e 69%. Nos próximos dias, o Sol deve surgir no horizonte de Montes Claros por volta das 6h16 e se pôr em torno de 17h29. Para esta sexta-feira, previsão de temperatura máxima de 27ºC, mínima de entre 16ºC e umidade do ar oscilando entre 38% e 85%. Nos dias seguintes, a máxima deverá variar entre os 27ºC e 31º, com mínima entre 15ºC e 16ºC e umidade entre 43% e 99%.

CENÁRIO NACIONAL

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de junho indica chuvas acima da média na faixa norte da região Norte, leste da região Nordeste, além de áreas pontuais do Maranhão, Piauí e Ceará, associadas ao aquecimento do Atlântico Tropical. Já nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, bem como o sul da região Norte, interior da região Nordeste e oeste da região Sul, são previstas chuvas próximas e abaixo da média climatológica. Ressalta-se que, nesta época do ano, há uma tendência de redução das chuvas na parte central do País.

Considerando o prognóstico climático do Inmet para junho de 2024 e seu possível impacto na safra de grãos 2023/24 para as diferentes regiões produtoras, tem-se que a previsão de chuvas acima da média na faixa norte e leste da região Nordeste continuará beneficiando a semeadura e início do desenvolvimento do milho e feijão terceira safras. Enquanto isso, em áreas do Matopiba (que engloba Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a previsão é de chuvas abaixo da média, o que poderá reduzir os níveis de umidade no solo, principalmente em áreas dos estados do Piauí e Bahia, ocasionando restrição hídrica para o milho segunda safra.

Da mesma forma, em áreas do sul das regiões Sudeste e CentroOeste, parte do Paraná e oeste dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde também são previstas chuvas abaixo da média, poderá haver redução dos níveis de umidade do solo.

TEMPERATURA

Quanto às temperaturas, a previsão indica que deverão ser acima da média em todo o país, principalmente na porção central, devido à redução das chuvas, com possibilidade de ocorrerem alguns dias de excesso de calor em algumas áreas. Nas regiões Norte e Nordeste, as temperaturas podem ultrapassar 26ºC. Na região Centro-Oeste e norte da região Sudeste, as temperaturas devem variar entre 20ºC e 24ºC, enquanto a região Sul, são previstos valores menores, inferiores a 20ºC. Já em áreas de maior altitude da região Sul e Sudeste, são previstas temperaturas próximas ou inferiores a 14ºC. Não se descartam a ocorrência de geadas em algumas localidades, especialmente aquelas de maior altitude, devido à entrada de massas de ar frio que podem provocar declínio de temperatura, o que é muito comum nesta época do ano.

Temperaturas entram em declínio no Norte de Minas
PÔR-DO-SOL em Montes Claros ocorre em torno de 17h29

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Programa de aquisição de alimentos ganha destaque em avaliação de políticas públicas
Programa de aquisição de alimentos ganha destaque em avaliação de políticas públicas
Irrigação impulsiona a produtividade nas lavouras
Irrigação impulsiona a produtividade nas lavouras
Incêndios prejudicam 28 mil clientes na região
Incêndios prejudicam 28 mil clientes na região
Sustentabilidade eleva a qualidade do mel e preserva o meio Ambiente
Sustentabilidade eleva a qualidade do mel e preserva o meio Ambiente
PAT Espinhaço Mineiro lança guia para facilitar participação da população
PAT Espinhaço Mineiro lança guia para facilitar participação da população
Clima favorece safra mineira
Clima favorece safra mineira 
Nova deliberação simplifica o planto de florestas
Nova deliberação simplifica o planto de florestas
Parque e Área de Proteção Cochá e Gibão ganham bases dos bombeiros
Parque e Área de Proteção Cochá e Gibão ganham bases dos bombeiros
Clima ameno retarda maturação do tomate, mas oferta se mantém alta
Estudo da UFLA indica redução das chuvas em regiões cafeeiras de Minas
Cerca de 50 pessoas foram presas neste ano em Minas
Ácaros continuam sendo um desafio para os citricultores
Sisema discute áreas prioritárias
Lista preliminar aponta a ocorrência de 161 Espécies Exóticas Invasoras de fauna e flora
Aliados essenciais na proteção das florestas
Engenheiro agrônomo destaca ações essenciais para a saúde das plantas
Quase 500 presos fazem Enem em JF 
UFVJM abre inscrições para 382 vagas
Transporte ferroviário de cargas domésticas precisa de melhorias
Clima desfavorável impulsiona alta nos preços do milho em setembro
Interesse Público mostra atuação do MPF