Após dias de muito calor, as temperaturas começaram a entrar em declínio em Montes Claros, principalmente à noite, com os termômetros registrando entre 15ºC e 16ºC, mas com sensação térmica um pouco mais baixa. Trata-se da chegada do “friozinho” do meio de ano, que deve se prolongar ao longo de junho e julho. Nas próximas semanas, a população deverá viver dias de amplitude térmica, com temperatura pouco mais alta durante o dia e bem mais baixa à noite.
Para esta quinta-feira (30/5), previsão de máxima de 27ºC, mínima de 15ºC e índices de umidade relativa do ar entre os críticos 37% e 69%. Nos próximos dias, o Sol deve surgir no horizonte de Montes Claros por volta das 6h16 e se pôr em torno de 17h29. Para esta sexta-feira, previsão de temperatura máxima de 27ºC, mínima de entre 16ºC e umidade do ar oscilando entre 38% e 85%. Nos dias seguintes, a máxima deverá variar entre os 27ºC e 31º, com mínima entre 15ºC e 16ºC e umidade entre 43% e 99%.
CENÁRIO NACIONAL
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de junho indica chuvas acima da média na faixa norte da região Norte, leste da região Nordeste, além de áreas pontuais do Maranhão, Piauí e Ceará, associadas ao aquecimento do Atlântico Tropical. Já nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, bem como o sul da região Norte, interior da região Nordeste e oeste da região Sul, são previstas chuvas próximas e abaixo da média climatológica. Ressalta-se que, nesta época do ano, há uma tendência de redução das chuvas na parte central do País.
Considerando o prognóstico climático do Inmet para junho de 2024 e seu possível impacto na safra de grãos 2023/24 para as diferentes regiões produtoras, tem-se que a previsão de chuvas acima da média na faixa norte e leste da região Nordeste continuará beneficiando a semeadura e início do desenvolvimento do milho e feijão terceira safras. Enquanto isso, em áreas do Matopiba (que engloba Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a previsão é de chuvas abaixo da média, o que poderá reduzir os níveis de umidade no solo, principalmente em áreas dos estados do Piauí e Bahia, ocasionando restrição hídrica para o milho segunda safra.
Da mesma forma, em áreas do sul das regiões Sudeste e CentroOeste, parte do Paraná e oeste dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde também são previstas chuvas abaixo da média, poderá haver redução dos níveis de umidade do solo.
TEMPERATURA
Quanto às temperaturas, a previsão indica que deverão ser acima da média em todo o país, principalmente na porção central, devido à redução das chuvas, com possibilidade de ocorrerem alguns dias de excesso de calor em algumas áreas. Nas regiões Norte e Nordeste, as temperaturas podem ultrapassar 26ºC. Na região Centro-Oeste e norte da região Sudeste, as temperaturas devem variar entre 20ºC e 24ºC, enquanto a região Sul, são previstos valores menores, inferiores a 20ºC. Já em áreas de maior altitude da região Sul e Sudeste, são previstas temperaturas próximas ou inferiores a 14ºC. Não se descartam a ocorrência de geadas em algumas localidades, especialmente aquelas de maior altitude, devido à entrada de massas de ar frio que podem provocar declínio de temperatura, o que é muito comum nesta época do ano.