[views count="1" print="0"]

SRS apresenta em Brasília trabalho que agiliza o diagnóstico precoce

SRS apresenta em Brasília trabalho que agiliza o diagnóstico precoce

Nos dias 21 a 22 de novembro, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros marcou presença no Ministério da Saúde, para participar da realização da 1ª Mostra Comemorativa dos 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal Brasil Sorridente. Durante o evento, que reuniu profissionais de diversos Estados, a odontóloga Denisa Maria Lúcio da Silveira, referência técnica da Coordenação de Rede de Atenção à Saúde da SRS, apresentou a Planilha de Alertas para a Coordenação do Cuidado ao Câncer Bucal na Atenção Primária à Saúde (APS).

A ferramenta pioneira, criada em 2019 e disponibilizada para os 54 municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, foi construída com o objetivo de viabilizar o acompanhamento longitudinal dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo a realização das condutas clínicas mais adequadas para o diagnóstico precoce e tratamento do câncer.

“Naquela época, observamos o aumento de casos de câncer bucal diagnosticados em estágio avançado, a fragilidade no acompanhamento pelos serviços de atenção primária e a falta de comunicação entre os profissionais da rede. Para reverter a situação, identificamos a necessidade de implantação de uma ação articulada entre os serviços de saúde, e daí surgiu na Superintendência Regional de Saúde a ideia de criarmos a Planilha de Alertas”, explica Denisa Silveira. O trabalho envolveu a participação das referências técnicas Érica Marreira Silva, Juliane Gomes Rabelasceno e Jacqueline Silva Santos.

A partir da implantação da Planilha de Alertas, o número de casos novos diagnosticados de câncer de saúde bucal aumentou. Passou de três notificações em 2016 para 195 em 2019. Além disso, o diagnóstico de casos avançados de câncer também aumentou, saltando de 14 em 2018 para 16 em 2019.

A implantação da Planilha de Alertas, além de sensibilizar os profissionais de saúde sobre a necessidade da busca ativa das pessoas com lesões sugestivas para o câncer, promoveu a realização de exames clínicos qualificados e, consequentemente, o diagnóstico precoce, o início do tratamento em até 80 dias e o fortalecimento de parcerias entre os profissionais da rede”, reforça Denisa Silveira.

A experiência da SRS também evidencia que a Planilha de Alertas potencializa a comunicação entre os profissionais das equipes de atenção primária e saúde, permitindo o compartilhamento de informações para discussão de casos e o planejamento de ações. Como resultado da sua utilização frequente, a ferramenta melhorou a comunicação entre os serviços de atenção primária com outros pontos de atenção da rede, para a integração e qualificação dos fluxos assistenciais, evitando que os usuários percam o vínculo com a atenção primária”, completa Denisa Silveira.

Como resultado da implantação da Planilha de Alertas, os profissionais da APS destacaram a adequação do cuidado bucal de usuários do SUS em tratamento oncológico e observaram o aumento da realização de ações de mobilização da população, com o repasse de orientações para prevenção e busca ativa do câncer de boca.

Outra mudança positiva foi a criação do Grupo de Trabalho de Fortalecimento e Monitoramento da Rede de Atenção ao Câncer de Cavidade Oral e Lábio, com a participação de profissionais de diversos pontos de atenção da rede. As reuniões são realizadas a cada semestre, com avaliação do contexto situacional e planejamento de ações, incluindo a educação continuada de profissionais de saúde. As iniciativas envolvem a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e o Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG).

Denisa Silveira conclui que “a seleção da experiência da SRS de Montes Claros para apresentação durante a 1ª Mostra Comemorativa dos 20 Anos da Política Nacional de Saúde Bucal Brasil Sorridente dá visibilidade estratégica a um trabalho pioneiro implementado no Norte de Minas e que desperta o interesse de profissionais para a replicação em outras regiões”.

Durante o evento, os profissionais do Norte de Minas se reuniram no DF para a apresentação de projetos desenvolvidos em outras regiões do país. O foco foi voltado para as seguintes áreas: Planejamento e Gestão em Saúde Bucal; Educação Permanente, Controle Social e Atividades Coletivas em Saúde Bucal no âmbito da Estratégia Saúde da Família; Odontologia Hospitalar; Saúde Bucal Digital e Experiência Ensino-Serviço-Comunidade para a qualificação do trabalho das Equipes de Saúde Bucal.

SRS apresenta em Brasília trabalho que agiliza o diagnóstico precoce

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

ALMG adia projetos do orçamento e do PPAG
ALMG adia projetos do orçamento e do PPAG
Operação Natalina reforça segurança em todo o comércio de MOC
CDL e PM lançam Operação Natalina no hipercentro
Municípios do NM se “sacrificam”para socorrer vítimas das seca
Municípios do NM se “sacrificam”para socorrer vítimas das seca
Carlos Pimenta reforça Bancada Norte mineira Posse amplia articulação estratégica na Assembleia Legislativa
Carlos Pimenta reforça bancada Norte mineira
ALMG Aprova Privatização Copasa em Primeiro Turno
ALMG Aprova Privatização Copasa em Primeiro Turno
WhatsApp Image 2025-12-03 at 19.30.39 (1)
Montes Claros aprova Lei de Inovação e impulsiona era digital
Câmara de vereadores reconhece os 40 anos da ABMCJ
Legisladores reconhecem os 40 anos da ABMCJ
Projeto que reconhece “Terra do Sol e da Energia Solar” pronto para virar lei
Projeto que reconhece “Terra do Sol e da Energia Solar” pronto para virar lei
TSE realiza cerimônia de entrega de prêmios nesta quarta
Infraestrutura lidera pauta de requerimentos aprovados
Câmara Municipal homenageia o North Esporte Clube com medalha
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
ALMG Sanciona Observatório Violência Mulher Minas
DPMG realiza 1ª reunião do Comitê Gestor do SOLAR
Montes Claros recebe encontro regional do PL nesta sexta-feira
TRE-MG discute estratégias para ampliar cadastramento na região
Programa leva ações de saúde direto à propriedade 
Cooxupé é líder no setor de Agricultura 
Crescimento em 2026 consolida retomada do setor
TSE realiza cerimônia de entrega de prêmios nesta quarta
Museu da Unimontes tem mostra de exposição coletiva