Sicoob Credinor amplia programa Financinhas nas escolas para crianças

Na busca por um futuro mais consciente e financeiramente educado, o Sicoob Credinor lança a terceira edição do Financinhas nas Escolas na região, programa criado pelo Instituto Sicoob que visa disseminar educação financeira para crianças do ensino fundamental I.

Na busca por um futuro mais consciente e financeiramente educado, o Sicoob Credinor lança a terceira edição do Financinhas nas Escolas na região, programa criado pelo Instituto Sicoob que visa disseminar educação financeira para crianças do ensino fundamental I. A cada edição, o programa reafirma o compromisso em transformar a realidade de comunidades, levando conhecimento e capacitação para os pequenos cidadãos de hoje, que serão os grandes gestores de amanhã.

O Financinhas é uma iniciativa gratuita que utiliza uma metodologia exclusiva para ensinar conceitos financeiros de maneira lúdica para crianças de 6 a 12 anos. O programa inclui a formação de professores em educação financeira, com base em pressupostos pedagógicos que promovem uma aprendizagem alinhada a valores e princípios cooperativistas, e em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Em 2023, cinco municípios da região foram contemplados com as atividades do programa: Brasília de Minas, Buenópolis, Coração de Jesus, Lagoa dos Patos e Mirabela. Ao todo, foram doados 300 livros; 84 professores capacitados e 968 crianças atendidas. Neste ano, além dos cinco municípios da última edição, o programa será estendido para Augusto de Lima, Bocaiuva, Corinto, Francisco Sá, Juramento e Itacambira.

Igor Andrade, coordenador do projeto no Sicoob Credinor, destaca a importância da continuidade e expansão do programa: “Nosso objetivo é integrar o programa ao cronograma escolar anual, garantindo que as ações realizadas em 2024 sejam mantidas e ampliadas em 2025. Além dos municípios já atendidos, teremos o prazer de incluir mais seis cidades na nossa grade de atuação, permitindo que mais crianças tenham acesso a essa valiosa educação financeira”, relata.

Os materiais didáticos utilizados no programa incluem a Coleção Financinhas, que apresenta conceitos de educação financeira de forma acessível e divertida para as crianças. Com versões em português, inglês e espanhol, os livros são instrumentos fundamentais para a formação de gerações bem-informadas e aptas a tomar decisões financeiras responsáveis e estão disponíveis para download, de forma gratuita, no site do Instituto Sicoob.

Dario Colares, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credinor, reforça a missão do programa. “Nosso objetivo é tornar as pessoas mais conscientes da sua vida financeira, capacitando desde cedo para que façam escolhas responsáveis e sustentáveis. A educação financeira é uma ferramenta poderosa para a formação de cidadãos mais preparados e conscientes”, afirma.

Com os resultados alcançados, o Sicoob Credinor recebeu um troféu da Central Crediminas em 2023. A instituição reconheceu a relevância e condução do programa pela Credinor, que projeta levar o Financinhas nas Escolas para todas as cidades abrangidas pela cooperativa.

Para mais informações sobre o programa, acompanhe as redes sociais do Sicoob Credinor (@sicoobcredinor) e o site do Instituto Sicoob.

Em 2023, o programa atendeu 968 crianças em cinco municípios da região; Coleção Financinhas conta com livros nas versões português, inglês e espanhol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Sertão pauta palestra de abertura da Semana da Matemática e Física
Sertão pauta palestra de aberturada Semana da Matemática e Física
Sicoob Credinor amplia programa Financinhas nas escolas para crianças
Sicoob Credinor amplia programa Financinhas nas escolas para crianças
Unimontes inicia tratativa para expandir a internacionalização
Unimontes inicia tratativa para expandir a internacionalização
Senac em Montes Claros oferece vagas em onze cursos gratuitos
Senac em Montes Claros oferece vagas em onze cursos gratuitos
Taxa de alfabetização de Montes Claros supera a média do Estado
Taxa de alfabetização de Montes Claros supera a média do Estado
Associação homenageará editora da Unimontes pelos seus 25 anos
Associação homenageará editorada Unimontes pelos seus 25 anos
Estudantes recebem orientações sobre ações seguras no trânsito
Estudantes recebem orientações sobre ações seguras no trânsito
Estudantes têm estágios garantidos em empresas do Vale do Lítio
Estudantes têm estágios garantidos em empresas do Vale do Lítio
Governo e municípios entregam novas obras
Unimontes abre 371 vagas para candidatos acima dos 60 anos
CB participa de ação preventiva em escola contra acidentes de trânsito
Deputados garantem ampliação de benefícios para universitários
Escola Florêncio Pereira homenageia famílias em Monte Azul
Estado repassou R$ 180 mi para manutenção e custeio das escolas
Câmara comemora o Dia do Movimento Estudantil
Secretaria de Educação está com vagas de estágio abertas em MG
PC alerta para notícias falsas sobre carteira de identidade
TJMG participa do anúncio das obras de quartel dos Bombeiros
Polícia Civil lança site sobre desaparecimento de pessoas
Polícia de Meio Ambiente lança Operação “Curupira”
Forças de segurança protestam por reajuste