Nessa quarta-feira (8), a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS), foi uma das instituições participantes do Encontro “Imunizar e Cuidar: Quem Ama Vacina”, realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
O evento, que aconteceu no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), reuniu dezenas de referências técnicas de educação, imunização, mobilização, assistência social e gestores municipais de saúde, com o objetivo de fortalecer parcerias e estratégias visando o aumento das coberturas vacinais.
A iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância está focada em 2.023 municípios dos estados da Amazônia e do semiárido, no qual está inserido o Norte de Minas, e que fizeram adesão ao Selo Unicef para o quadriênio 2021-2024.
Com base em dados do Ministério da Saúde, o Unicef revela que “entre 2019 e 2021, três em cada dez crianças no Brasil não receberam vacinas necessárias para protegê-las de doenças potencialmente fatais”. Por isso, os encontros que estão sendo realizados em 18 estados visam discutir com os municípios estratégias de identificação de meninos e meninas não vacinados ou com atraso vacinal.
Na abertura do encontro, a coordenadora do Unicef para os estados de Minas Gerais, Bahia e Sergipe, Helena Oliveira, ressaltou que “o tema vacinação constitui um desafio para os municípios que se inscrevem no Selo Unicef. Porém, o desafio não envolve apenas os serviços de saúde mas, também, as áreas de educação e as instituições ligadas ao desenvolvimento e assistência social”.
Por esse motivo, frisou a coordenadora, o incremento das ações de vacinação precisa ter um envolvimento intersetorial, incluindo as instituições governamentais e as representativas dos diversos segmentos da sociedade “visando alcançarmos uma mudança de mentalidade sobre a importância das ações de imunização e, consequentemente, aumento das coberturas vacinais no país. O Unicef não trabalha sozinho e, por isso, as parcerias com os municípios e os estados são fundamentais para garantirmos o direito de as crianças serem vacinadas”, completou Helena Oliveira.
Ainda na abertura do encontro a superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques destacou a importância do trabalho do Unicef no reforço das ações junto aos municípios voltados para o incremento das ações de vacinação.
Por parte da Secretaria de Estado da Saúde várias ações estão sendo colocadas em prática, desde a capacitação e atualização dos profissionais que atuam diretamente em salas de vacinas; investimentos na melhoria dos serviços de saúde para a ampliação das ações de vacinação inclusive fora das unidades de saúde, bem como incentivo à mobilização da população para que as coberturas vacinais sejam ampliadas”.