A busca de novas soluções energéticas para o meio rural foi tema de um seminário sobre energia renováveis, realizado nessa quarta-feira (5), Dia Mundial da Energia), na sede da Emater-MG, em Belo Horizonte. O principal foco do encontro, transmitido ao vivo pelo canal do Emater no Youtube, foi a geração de energia solar fotovoltaica na agricultura familiar.
De acordo com o diretor de Infraestrutura da Emater, Vitório Alves de Freitas, idealizador do seminário, atualmente é fundamental a discussão sobre a geração de energia limpa e renovável. “Nós temos muito a evoluir nessa área e a agricultura familiar tem de participar desse processo. A empresa quer trazer essa oportunidade para o agricultor, para que ele gere sua energia e o excedente dessa energia possa propiciar uma renda para o pequeno produtor. Então nós chamamos vários órgãos governamentais, cooperativas, organizações, lideranças políticas e demais parceiros da empresa para discutir a questão”, comenta Vitório.
FINANCIAMENTOS
Durante o evento, a vice- -presidente de Geração Distribuída da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Bárbara Rubim, realizou uma palestra sobre “Micro e minigeração distribuída”. “Desde 2019, nós temos percebido uma procura muito grande do produtor rural por soluções de geração própria de energia. Nós temos procurado incentivar isso, seja através de linhas de financiamento, seja a criação de parcerias específicas”, explica.
Conforme Bárbara, a recomendação é que o produtor procure uma empresa do setor (conhecida como integrador solar) para analisar a conta de energia elétrica da propriedade, o consumo e dimensionar o tamanho do sistema, que será interessante naquele caso, além de obter informações sobre formas de financiamento e demais orientações. No seminário “Energia Renováveis: soluções energéticas para o meio rural”, foram feitas ainda duas mesas redondas sobre o tema, com a participação de diversas instituições dos setores público e privado.
DEBATES
Na primeira mesa, participaram representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Eletrobrás, da Cemig, da Cooperativa de Desenvolvimento Rural dos Produtores de Micro e Minigeração e Consumidores de Energia Renovável do Estado de Minas Gerais (Coopersolar), e da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar).
A segunda mesa redonda teve como debatedores representantes da Câmara dos Deputados e dos ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e dos Transportes. “Nós temos oportunidades muito grandes, devido ao alto potencial de geração de energia solar em Minas Gerais. Uma expectativa da Emater-MG é trabalhar energias limpas, gerando renda para o pequeno produtor”, salienta o diretor presidente da Emater-MG, Otávio Maia. O seminário Energia Renováveis: soluções energéticas para o meio rural pode ser assistido na íntegra no canal do Youtube da Emater: youtube.com/ematerminas.