O Ministério das Cidades autorizou a contratação de propostas para a construção de novas 4.397 moradias pelo Minha Casa, Minha Vida. Com o investimento do Novo PAC, a expectativa é de que mais de 17 mil brasileiros conquistem o sonho da casa própria em 77 municípios, de 16 Estados – em todas as cinco regiões do Brasil. A informação foi publicada na terça-feira (5) no Diário Oficial da União. Ao todo, 2.899 unidades habitacionais estão enquadradas na modalidade rural do Minha Casa, Minha Vida; enquanto 1.498 estão na modalidade urbana financiada pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).
Para os lares da modalidade rural, o objetivo é beneficiar agricultores familiares, trabalhadores rurais e comunidades tradicionais. As unidades habitacionais são projetadas para atender às necessidades específicas da vida no campo, com características que respeitam o meio ambiente e as condições locais. Seis municípios do Norte de Minas serão contemplados com 293 unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida Rural.
Mato Verde, sob a organização do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mato Verde e Catuti, receberá 50 unidades habitacionais; Riacho dos Machados (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Riacho dos Machados) ganhará 50 unidades; Bonito de Minas (Associação de Remanescentes Quilombolas de Palmeirinha) terá 43 unidades; Monte Azul (Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município monteazulense receberá 50 unidades; Porteirinha (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha) terá 50 unidades; e Serranópolis de Minas, sob organização da Agência para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Serra Geral (Adisser) ganhará 50 unidades habitacionais.
No caso das moradias subsidiadas por recursos do FAR, as casas e apartamentos devem ser construídos em áreas urbanas consolidadas ou em expansão, e precisam ter acesso à rede elétrica, saneamento, educação, saúde, comércios e transporte público coletivo.