O Hospital Aroldo Tourinho (HAT), recebeu, na manhã dessa sexta-feira, a visita do secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais e presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), Fábio Baccheretti, juntamente com outras autoridades políticas e gestores da saúde, para conhecer as dependências e os serviços prestados pela instituição.
Na comitiva, além do secretário, o presidente da Comissão de saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais deputado Arlen Santiago, do Avante, a vice-líder do governo na Assembleia, deputada Chiara Biondini, do PP, o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saude (Cosems), Edivaldo Faria, secretária municipal de saúde de Montes Claros e presidente do Cosems Norte, Dulce Pimenta, a superintendente Regional de Saúde, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, o diretor de articulação regional de políticas de saúde da SES, Ricardo Assis Alves Dutra, subsecretário de regionalização da SES, Darlan Venâncio Thomaz Pereira, o e o secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso Silva.
Na avaliação do presidente do HAT, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, “a visita proporcionou uma oportunidade valiosa para mostrar ao secretário o trabalho realizado, bem como apresentar pleitos para melhorias a fim de ser assegurada assistência ainda mais satisfatória, sobretudo à população vulnerável beneficiária do SUS”.
O presidente HAT agradeceu a visita do secretário Fábio Baccheretti: “recebê-lo aqui no Hospital Aroldo Tourinho é muito gratificante. Acredito que isso só faz estreitar a nossa parceria, uma vez que temos que pensar na rede como um todo. Quanto mais os hospitais de Montes Claros forem fortalecidos, a rede estará em melhores condições de atender as demandas da população”, diz Paulo César Gonçalves de Almeida.
Além de conhecer as dependências físicas do hospital, as autoridades também tiveram a oportunidade de se inteirar sobre os serviços oferecidos. Durante a visita, também foram discutidas questões relacionadas à infraestrutura e investimentos necessários para garantir a continuidade da qualidade dos serviços prestados pelo HAT.
“Hoje um gargalo que a rede hospitalar na região enfrenta, principalmente os hospitais filantrópicos, é o da insuficiência energética. E por isso, estamos buscando soluções para conseguir sanar essa deficiência. Além disso, a saúde mental é outro assunto preocupante no estado como um todo. Ela não pode continuar sendo problema de apenas dos hospitais”, afirma Paulo César.
Já o secretário de saúde, Fábio Baccheretti, destacou a importância do Hospital Aroldo Tourinho “como um centro de referência no cuidado e tratamento dos pacientes, não só em Montes Claros, mas em toda a região”.
“É um prazer estar de volta ao Hospital Aroldo Tourinho. Uma instituição importante e que está sendo reconhecida pelas políticas do Estado, tanto em programas como o ‘Opera Mais, Minas Gerais’ como o ‘Valora Minas’. Nossa expectativa é de que os investimentos continuem acontecendo para que a gente possa proporcionar cada vez mais um melhor atendimento a todos os mineiros que moram aqui e que são referenciados ao hospital”, aponta o secretário. Também se mostrou receptivo e comprometeu-se a trabalhar em parceria com o hospital para suprir as demandas apresentadas”.
O Hospital Aroldo Tourinho é uma instituição que há 36 anos se dedica ao cuidado da saúde da população. Sua missão é oferecer serviços de saúde com qualidade, humanização, ética e compromisso. A visita do secretário de Estado de Saúde e das demais autoridades reforça o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela equipe do hospital, além de evidenciar a importância de fortalecer os laços entre o setor público e os serviços de saúde.