A secretária municipal de saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta também destacou a importância das ações intersetoriais visando o incremento das ações de vacinação e a busca da ampliação do envolvimento dos diversos segmentos da sociedade.
Por sua vez, a coordenadora de vigilância epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, Rita de Cássia Rodrigues apresentou as ações que a SES-MG vem executando voltadas para a imunização da população.
“Conhecer os públicos alvos das campanhas e intensificar a busca ativa pelas pessoas não vacinadas é fundamental, bem como o fortalecimento de parcerias. Em 54 municípios que compõem a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde as ações de imunização constituem um desafio devido à extensão territorial da região. Por esse motivo é importante, pois não justifica a ocorrência de adoecimentos e óbitos tendo como causa doenças para as quais o Sistema Único de Saúde disponibiliza vacinas gratuitamente à população”, observou a coordenadora.
BUSCA ATIVA – A BAV é uma estratégia do Unicef para colaborar com municípios na garantia da imunização infantil. Utilizando uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizada gratuitamente para municípios, a proposta contribui para identificar crianças menores de cinco anos com atraso vacinal ou não vacinadas; estabelecer estratégias para encaminhamento delas aos serviços de saúde e atualizações de vacinação; monitorar a cobertura vacinal e acompanhar a situação vacinal da população alvo; além de identificar e responder a vulnerabilidades que levam à não vacinação.
A estratégia incentiva a participação de diferentes áreas na BAV como educação, saúde, assistência social, fortalecendo a rede de garantia de direitos.
Já o Selo Unicef é uma iniciativa para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo de forma espontânea, os gestores assumem o compromisso de manter uma agenda direcionada à infância e à adolescência como prioridade.
A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. O trabalho é resultado da parceria entre Unicef e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial. A edição 2021-2024 tem a participação de 2.023 municípios de 18 Estados, entre eles Minas Gerais. Nessas localidades vivem mais de 17 milhões de crianças e adolescentes.