O Sebrae Minas vai conectar empreendedores de diferentes segmentos ao público que compareceram à 28ª edição da Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços (Fenics), de 14 a 17 de setembro, no Parque de Exposições João Alencar Atayde, em Montes Claros. Promovido pela Associação Comercial e Industrial e de Serviços (ACI), o evento terá 250 estandes que deverão receber cerca de 80 mil pessoas durante os quatro dias, e movimentar R$ 100 milhões em negócios.
Soluções como o Sebrae Play – plataforma de conhecimento do Sebrae Minas que reúne centenas de materiais relacionados ao universo do empreendedorismo; e o Sebraetec, que conecta as pequenas empresas a uma ampla rede de prestadoras de serviços tecnológicos, serão algumas das ferramentas disponibilizadas ao público.
Também serão apresentados projetos que contam com apoio da entidade, como o roteiro turístico do Grão Mogol, na Cordilheira do Espinhaço, região que atrai adeptos do ecoturismo. Ainda terão espaço na Feira da Associação de Moda Íntima e Praia de Taiobeiras (AMIP) e na Central de Negócios da Associação de Panificadoras do Norte de Minas (Padepan – Padarias com Excelência em Panificação), além da Câmara da Mulher Empreendedora de Montes Claros.
Durante a Feira, também será lançada a Cooperlab – primeira cooperativa de laboratórios de análises clínicas registrada do país. A iniciativa é formada por empresários do Norte do estado, e conta com o apoio do Sebrae Minas. As startups da região vão mostrar ao público soluções tecnológicas, produtos e serviços inovadores, em um estande disponibilizado pela parceria entre o Sebrae Minas e a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec). “A Fenics é uma vitrine para os empreendedores. Por isso, abrimos espaço para que os projetos apoiados pela instituição sejam vistos em um dos maiores eventos do setor no estado”, enfatiza o analista do Sebrae Minas Walmath Magalhães.
A presidente da ACI, Gislayne Lopes, reforça que a Feira reúne as principais marcas do segmento. “Apresentamos nossas potencialidades e apontamos as tendências de mercado. Os expositores vão receber um público qualificado, com opiniões e networking de quem realmente entende do negócio em questão”, afirma. Além do Sebrae Minas, o evento conta com o apoio da Prefeitura de Montes Claros, Eurofarma, Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), Laboratório Santa Clara, Cristália – indústria farmacêutica, Governo Federal, Governo de Minas, Banco do Brasil, Sicoob Credinosso e Sociedade Rural de Montes Claros.
MINASCON – Dentro da programação da Fenics deste ano está a 20ª edição do maior evento da construção civil de Minas Gerais: o Minascon. Pela primeira vez em Montes Claros, e com o tema “Novas ideias para novos negócios”, o evento vai promover palestras, concursos que testam as habilidades estratégicas e valorizam empresas que atraem para a preservação do meio ambiente.
O presidente da Câmara da Indústria da Construção da Fiemg, Geraldo Jardim Linhares Júnior, explica que “o objetivo é promover a capacitação nas áreas técnicas e de gestão, conforto às micro e pequenas empresas um ambiente favorável para divulgação e mostra de seus produtos”, destaca. O Minascon é realizado pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), por meio da Câmara da Indústria da Construção e dos Sindicatos da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) do Norte de Minas, com apoio do Sebrae Minas.