Saúde projeta mutirão de combate à dengue

Trinta e dois municípios da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) já aderiram ao grande mutirão de limpeza que será realizado no próximo sábado (24/2), em todo o Estado.

Trinta e dois municípios da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) já aderiram ao grande mutirão de limpeza que será realizado no próximo sábado (24/2), em todo o Estado. A iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) denominada “Minas Unida no Combate ao Mosquito Aedes”, tem como objetivo eliminar focos de proliferação do transmissor da dengue, febre chikungunya, zika vírus e febre amarela.

Até essa quinta-feira (15/2), o Boletim Epidemiológico de Monitoramento das Arboviroses da SESMG apontava notificação de 181.645 casos prováveis de dengue no Estado, dos quais 62.872 estão confirmados. Além disso, 18 pessoas morreram por causa da dengue e outros 100 casos estão em investigação. Em Montes Claros, entre o boletim do último dia 5 para o de quinta-feira, o número de casos de dengue aumentou de 1.145 para 2.109, um aumento de 84,19%.

Em relação à febre chikungunya em Minas Gerais neste ano, há 22.686 casos suspeitos da doença, dos quais 15.222 foram confirmados. Um óbito foi ocasionado pela doença e 13 estão sendo investigados. Em Montes Claros, os casos de chikungunya subiram de 84 para 107 nesta semana, aumento de 27,38%. Quanto ao zika vírus, neste ano o Estado contabiliza 22 casos prováveis; um caso confirmado mas sem ocorrência de óbito. Em Montes Claros, são 4 casos.

A mobilização dos 54 municípios da área de atuação da SRS de Montes Claros para o mutirão de limpeza no próximo sábado foi intensificada nessa quinta-feira (15), com uma videoconferência envolvendo gestores, profissionais de saúde e representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems).

Referência técnica de mobilização social da SRS, Lillian Morais Silva explicou que “a iniciativa da SES-MG objetiva possibilitar aos municípios reforçar o estabelecimento de parcerias com órgãos governamentais, empresas privadas e instituições da sociedade civil organizada visando intensificar o envolvimento da população nas ações de eliminação de focos do Aedes aegypti”.

PREOCUPAÇÃO

Superintendente regional de saúde, Dhyeime Thauanne Pereira Marques frisou que neste ano as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti estão numa situação preocupante, pois, de 54 municípios jurisdicionados à SRS, 24 estão com alta taxa de incidência de arboviroses. Além disso, há sete óbitos em investigação por suspeita de terem sido causados por arboviroses, sendo que o boletim epidemiológico de quinta-feira aponta que duas mortes causadas por dengue foram confirmadas no Norte de Minas, sendo uma em Bocaiúva e outra em Jequitaí.

“Apesar do trabalho de enfrentamento ao Aedes aegypti precisar ser executado durante todo o ano pelos municípios, neste momento os gestores e profissionais de saúde precisam intensificar a união de esforços com os mais diversos segmentos da sociedade para conter o avanço das arboviroses. As ações de mobilização precisam envolver toda a população, pois a eliminação de focos do mosquito não depende apenas dos órgãos públicos”, lembrou a superintendente.

Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de vigilância em saúde e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da SRS de Montes Claros, observou que “o envolvimento direto dos gestores municipais com as equipes técnicas em ações de mobilização da população para a eliminação de focos do Aedes aegypti é fundamental, visto que a maioria dos focos está dentro de residências. Por isso, sem o envolvimento da população, os municípios não terão êxito nas ações de controle das arboviroses”, pontuou a coordenadora.

MUTIRÕES

Dos 54 municípios da área de atuação da SRS, 32 aderiram ao mutirão de limpeza que a SES-MG está mobilizando todas as regiões do Estado para realizar no dia 24. Para isso, a SES-MG está disponibilizando material publicitário, tanto para distribuição como para divulgação em mídias sociais.

Municípios que aderiram ao mutirão: Bocaiúva, Botumirim, Cristália, Curral de Dentro, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Francisco Sá, Fruta de Leite, Gameleiras, Glaucilândia, Guaraciama, Itacambira, Jaíba, Janaúba, Josenópolis, Lagoa dos Patos, Mirabela, Monte Azul, Montes Claros, Ninheira, Novorizonte, Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados, Rio Pardo de Minas, Rubelita, São João da Lagoa, São João do Pacuí, São João do Paraíso, Serranópolis de Minas, Taiobeiras e Vargem Grande do Rio Pardo.

Saúde projeta mutirão de combate à dengue

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

SRS conclui oficina com foco na atenção primária e assistência às gestantes
SRS conclui oficina com foco na atenção primária e assistência às gestantes
Secretaria mobiliza municípios para vacinação
Secretaria mobiliza municípios para vacinação
Buritizeiro utiliza drone em ações de combate ao mosquito
Buritizeiro utiliza drone em ações de combate ao mosquito
Arcebispo visita o HUCF e exalta a importância da espiritualidade
Arcebispo visita o HUCF e exalta a importância da espiritualidade
SES-MG alerta municípios para a importância do diagnóstico correto das arboviroses
SES-MG alerta municípios para a importância do diagnóstico correto das arboviroses
Janaúba apresenta plano de atendimento
Janaúba apresenta plano de atendimento
Profissionais são atualizados sobre diagnóstico da doença
Profissionais são atualizados sobre diagnóstico da doença
Estudantes produzem repelente natural para ajudar no combate
Estudantes produzem repelente natural para ajudar no combate
CRAS realiza campanha nas escolas da sede e zona rural para conscientizar mulheres
Guerra contra o Aedes aegypti chega ao Planalto nesta quinta
Comissão de Saúde é favorável a uso de bactéria no combate à dengue
Unicef faz apelo aos municípios para a vacinação dos estudantes
Consumo de serviços de saúde avança 10,3% após pandemia
Inscrições para o Concurso da Saúde terminam nesta quinta
Mutirão de Prevenção do Câncer será nesta sexta
Modernização do SUS fácil pauta audiência na Assembleia Legislativa
Governo mapeia demandas do mercado de trabalho
Lava-jato era usado com o ponto de tráfico de drogas
Recurso vai definir se polícia pode criar site para identificar envolvidos
Vaca cai em reservatório de 4 metros de profundidade
TJMG realiza Mutirões do Júri em comarcas do interior de MG