O antigo motel Sonotur, no Bairro Santo Antônio (saída de Montes Claros para Juramento), foi demolido na manhã dessa quinta-feira (24/10) por força de uma ordem judicial para reintegração de posse. O prédio tinha sido depredado por indivíduos, que arrancaram pias, portas, madeiras, janelas e outros materiais, vendidos para empresas do ramo de produtos recicláveis.
Além de saqueado, o antigo motel acabou se transformando em ponto de consumo de drogas, prostituição e moradia para pessoas em situação de rua. A ação judicial foi realizada em conjunto entre o Batalhão de Choque da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal.
“Registramos só no ano passado dois homicídios aqui, além de ocorrências de tráfico de drogas e furtos. Devido a esses fatos, procuramos identificar o proprietário do local e verificar qual era a situação, e nos foi informado que se tratava de uma pendência de inventário. A partir daí, contatamos o juiz para mostrarmos o problema crônico desse local e buscamos a melhor solução que foi a retirada das pessoas e reintegração de posse”, explicou o tentente-coronel, Luciano Magalhães.
Para a dona de casa, Rainele Lima, a demolição do imóvel vai trazer mais tranquilidade para os moradores. “A gente tem medo de passar aqui e ser roubada, principalmente porque tenho que levar menino pequeno para a escola. O meu marido tem que levar a minha mãe no trabalho porque ela tem medo de passar aqui sozinha”, detalhou.
A iniciativa vai garantir mais segurança para a população, é o que enfatiza a delegada de Polícia Civil, Áurea Alessandra Pereira. “Essa operação, que contou com o apoio da Polícia Civil, vai impactar positivamente na redução da criminalidade nesta região”. Ainda não há previsão de quando a demolição será completamente concluída.
Em 2018, o motel Sonotur, foi fechado e abandonado, devido a uma disputa de herança pelo imóvel. Lá foi um dos primeiros motéis do Norte de Minas, construído na década de 1970. O estabelecimento contava com várias suítes de luxo.