[views count="1" print="0"]

Região terá seminário sobre arboviroses

REGIONAL de Saúde inicia mobilização para iniciar combate às arboviroses mais cedo

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros está mobilizando os 86 municípios do Norte de Minas para a realização, nos dias 7 e 8 de novembro, do Seminário Macrorregional de Arboviroses. Os trabalhos começaram nos últimos dias 26 e 27, em reuniões da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS). Para cumprir metas e indicadores de capacitação de profissionais de saúde em relação às arboviroses, em cada dia do seminário todos os municípios deverão viabilizar a participação de, pelo menos, dois profissionais, sendo médicos, enfermeiros, coordenadores de vigilância epidemiológica e de saúde.

Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de vigilância em saúde da SRS, explicou que, além de atualizar os gestores e profissionais que atuam nos serviços municipais de atenção primária, vigilância epidemiológica e de saúde, o Seminário vai aprofundar as discussões sobre a preparação e resposta ao enfrentamento das arboviroses (dengue, zika e chikungunya) no período sazonal, que começa neste mês e prossegue até maio de 2025.

“Neste ano, o Norte de Minas e o Estado como um todo vivenciaram um dos piores períodos de transmissão de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. E para que os municípios estejam devidamente preparados para atender as demandas de saúde da população, bem como desenvolver trabalho eficiente de eliminação de focos do Aedes aegypti, é de fundamental importância que os gestores, médicos, enfermeiros, agentes de controle de endemias e os agentes comunitários de saúde estejam bem preparados para colocar em prática os planos municipais de contingência. Com isso, esperamos que haja redução dos casos notificados, confirmados e de óbitos causados pelas arboviroses”, assinalou a coordenadora.

Ainda durante as reuniões da CIB-SUS, realizadas por videoconferência, a secretária municipal de saúde de Montes Claros e presidente regional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), Dulce Pimenta, reforçou a importância da participação direta dos gestores de saúde nas ações de enfrentamento às arboviroses.

“É preciso que os municípios estejam organizados e coloquem em prática as novas ações propostas pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e para as quais foram liberados recursos financeiros específicos. Além disso, é preciso que os profissionais dos serviços de atenção primária estejam preparados para atender os pacientes nas unidades de saúde, adotando os protocolos corretos. Com isso vamos direcionar os esforços para reduzirmos a quantidade de pessoas doentes e a possibilidade de ocorrência de óbitos”, frisou a secretária.

Até 23 de setembro, Minas Gerais registrou mais de 1,6 milhão de casos prováveis de dengue. Desse total, 1,2 milhão foram confirmados. Até o momento, há 1.016 óbitos confirmados por dengue no estado e 469 estão em investigação. Em relação à febre chikungunya, foram registrados 161.285 casos prováveis da doença, dos quais 138.337 foram confirmados. Até o momento ocorreram 103 óbitos e 35 estão em investigação. Quanto ao zika vírus, até o momento foram registrados 195 casos prováveis e 41 foram confirmados. No estado não há óbitos confirmados ou em investigação por zika.

REGIONAL de Saúde inicia mobilização para iniciar combate às arboviroses mais cedo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Montes Claros entra no ritmo do Natal
Montes Claros entra no ritmo do Natal
PAES/Unimontes serão aplicadas domingo
PAES/Unimontes serão aplicadas neste domingo
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Montes Claros une-se à comunidade de cidades inteligentes e
Montes Claros une-se à comunidade de cidades inteligentes e digitais
Inmet e CB alertam municípios do Norte de Minas
Inmet e CB alertam municípios do Norte de Minas
Cantata do Maracanã ilumina noite natalina especial
Cantata do Maracanã ilumina noite natalina especial
Presunto de Porco do Cerrado é Campeão Nacional
Agricultura irrigada é tema de mesa redonda
Procon-MPMG aplica multa de R$ 11,7 mi à Cemig
INMET divulga alerta para 114 cidades da região
Unicef discute baixa cobertura vacinal no Norte de Minas
Novembro marca o mês da Black Friday
Milhões de brasileiros ainda vivem sem banheiro em casa
Fundação de Saúde Dilson Godinho comemora avanços na assistência
Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais 
Mucuri reforça representação na Assembleia 
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
Três pessoas morrem em acidente na BR-251
Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência