Em uma cerimônia marcada por entusiasmo e comprometimento com a gestão pública, 188 líderes regionais tomaram posse em diversos órgãos e entidades do Governo de Minas, terça-feira (3). Dentre esses, 14 diretores regionais do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), assumiram seus cargos, demonstrando o compromisso do Governo em preencher essas posições-chave – são 13 homens e uma mulher.
Os policiais penais foram escolhidos por meio de um rigoroso processo seletivo coordenado pelo Programa Transforma Minas. O objetivo é identificar líderes com o perfil adequado para os cargos e, assim, melhorar a eficiência na administração pública e a qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos. No caso da Sejusp, o programa abriu vagas para os diretores regionais do sistema prisional.
O governador Romeu Zema falou sobre a importância do Transforma Minas para a gestão pública. “Selecionamos pessoas competentes. Priorizamos a contratação de pessoas competentes e sem pessoas competentes fica muito difícil, para não dizer, impossível, levar qualquer projeto adiante. Vocês, aqui, fazem parte dessa filosofia. Fazer gestão é dar atenção às pessoas”.
Já o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, destacou que é muito importante ter a certeza de que o time é composto por pessoas técnicas e capacitadas para exercer os cargos que ocupam. “O Transforma Minas, sem dúvida, reforça o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo de Minas, que prioriza a capacitação dos seus servidores para uma entrega cada vez mais eficiente para o cidadão mineiro,” disse Greco.
PROCESSO SELETIVO – O processo seletivo teve início com a publicação do regulamento em janeiro de 2023, abrangendo nove órgãos e entidades do Governo Estadual. As seleções ocorreram ao longo de vários meses, com inscrições abertas mensalmente, conforme o cronograma estabelecido, e contou com a participação de mais de 8 mil inscritos. Em setembro, os gestores selecionados foram nomeados.
O diretor-geral do Departamento Penitenciário, Leonardo Badaró, salientou o quanto a Polícia Penal de Minas Gerais ganha com a escolha técnica dos novos regionais. “Estou muito satisfeito em receber, aqui em Belo Horizonte, um time comprometido a fazer, de forma contínua, o sistema prisional de Minas Gerais um dos melhores do país, sem deixar de registrar aqueles excelentes profissionais que muito contribuíram para a evolução da instituição até aqui”.
TRANSFORMA MINAS – O Transforma Minas, coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), é um programa que visa selecionar profissionais capacitados para cargos de liderança no governo estadual. Seu principal objetivo é contratar indivíduos ideais para posições disponíveis, no momento certo, com o intuito de otimizar o uso dos recursos públicos e fornecer serviços públicos satisfatórios e de qualidade à população.