O PT sugere e espera uma campanha eleitoral propositiva, com nível elevado, nas eleições de outubro deste ano, com foco em temas relevantes para a população, que na atual administração não recebem a devida e necessária atenção, como saúde, educação, esporte, social e cultura. Pelo menos foi o que deixou claro o deputado federal Paulo Guedes, do PT, candidato a prefeito de Montes Claros, mais uma vez, na tarde da última sexta-feira ao se reunir com correligionários, na sede da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) e anunciar o ex-vereador e ex-vice-prefeito Sued Botelho, do PT, como seu companheiro de chapa. Desta forma, o partido opta pela chamada chapa puro sangue, com seus dois integrantes da mesma legenda.
Reeleito em 2022 e cumprindo o segundo mandato consecutivo na Câmara dos Deputados, Paulo Guedes externou otimismo para voltar a enfrentar as urnas, na segunda vez em que concorrerá à Prefeitura de Montes Claros, frisando que, no curso da campanha mostrará à população que a cidade poderá receber mais benefícios, através de maior conexão com o Governo Federal.
Disse que, se eleito, buscará apoio em nível federal, no governo Lula, do PT, para investir em setores fundamentais, com o objetivo de melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos montes-clarenses, sobretudo dos mais necessitados, que enfrentam maiores dificuldades para sobreviver.
SAÚDE E EDUCAÇÃO – Embora reconheça que a cidade avançou nos últimos anos em termos de mobilidade urbana, Paulo Guedes entende que a gestão deve e tem que investir em todas as áreas, destacando as prioridades como saúde e educação. “O asfalto é importante, mas não é tudo”, sustenta o petista, ao afirmar que a saúde não é prioridade atualmente, o que se constata através das sucessivas reclamações da população, de que os serviços prestados não atendem às necessidades, mesmo com o setor tendo a maior fatia de recursos do orçamento da Prefeitura. O candidato sustenta, também, que a educação, o social e a cultura também não recebem o devido apoio da gestão municipal, argumentando que são setores que necessitam de maior atenção do gestor.
HABITAÇÃO – Paulo Guedes chamou a atenção para o fato de que o déficit habitacional é elevado em Montes Claros e que o futuro prefeito precisa fazer gestões mais concretas junto ao Governo Federal para atacar este problema. Segundo ele, é preciso recorrer ao Programa Minha Casa, Minha Vida, que fez sucesso nos primeiros governos do presidente Lula e que foi reeditado neste terceiro mandato, para permitir que as famílias necessitadas concretizem o sonho de acesso à casa própria, para viverem com mais dignidade.
LÍDER REGIONAL – Para o candidato a prefeito pelo PT, com o suporte político dos demais partidos de esquerda, o prefeito da maior cidade do Norte de Minas não pode permanecer como se estivesse isolado, e tem chamar para si a responsabilidade de ser o líder de extensa área geográfica da região e mobilizar as lideranças políticas visando a buscar apoio cada vez mais concreto do poder público estadual e federal para resolver os problemas que incomodam esta porção de Minas. Entende que, desta forma, poderá se consolidar o desenvolvimento socioeconômico regional em menor intervalo de tempo.
VICE – Durante a reunião em que foi anunciado como vice, Sued Botelho se disse disposto a unir esforços com Paulo Guedes no sentido de percorrer os bairros e a zona rural mostrando à população a necessidade de mudança para que Montes Claros possa avançar efetivamente e tomar medidas concretas ao longo dos próximos quatro anos de mandato, em setores essenciais, que sinalizem para a melhoria da qualidade de vida da população. Com a experiência política acumulada ao longo dos anos, atuando como vereador e vice-prefeito, espera contribuir para a mudança na política do município, com benefícios mais concretos para os montes-clarenses, destacando-se os mais necessitados.