[views count="1" print="0"]

Psiu Poético prossegue nestaquinta com análises de livros

Começou nessa quarta-feira (4/ 10), no Centro Cultural Hermes de Paula, o 37º Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético de Montes Claros, que prosseguirá até 12 de outubro com uma extensa programação.

Começou nessa quarta-feira (4/ 10), no Centro Cultural Hermes de Paula, o 37º Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético de Montes Claros, que prosseguirá até 12 de outubro com uma extensa programação. O festival, organizado pelo Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética, com o apoio da Prefeitura de Montes Claros, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, conta com a parceria da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

O idealizador e curador do Psiu Poético é o poeta Aroldo Pereira, doutor Honoris Causa da Unimontes. Ele destaca que o festival se consolida como o mais extenso e “o maior evento da poesia brasileira”, recebendo trabalhos de poetas de diferentes partes do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e do Maranhão, além de contar com a participação de escritores mineiros de Belo Horizonte, São João Del Rei, Itabira, Montes Claros e de outras cidades do Norte de Minas como Januária, Bocaiúva e Coração de Jesus.

Com entrada gratuita, o festival reúne poesias e poemas de escritores de todo o país, expostos na Galeria Godofredo Guedes no Centro Cultural Hermes de Paula, onde conta com uma criação especial do artista plástico João Rodrigues, chamada “Instalação”. O trabalho, também definido pelo seu criador com o “Penetrável Oiticica”, é baseado na obra do artista plástico Hélio Oiticica (1937/1980). Na programação constam também lançamentos de livros, performances poética e musical e exibição de filmes. Durante as atividades será lançado o projeto “Psiu Poético – rumo aos 40 anos”.

Na manhã dessa quarta-feira, aconteceu o “Despertar Poético pelas Ruas da cidade”, com a participação de poetas, professores, estudantes, músicos, atores, bailarinos, agentes culturais e de pessoas da comunidade, liderados por Aroldo Pereira, em frente ao Centro Cultural. Após uma performance musical no coreto da Praça da Matriz, o grupo seguiu pelas ruas centrais da cidade, em direção à Praça Doutor Carlos.

ANÁLISE DE LIVROS

Dentro da programação do Psiu Poético, nesta quinta-feira (5/10), às 15 horas, no Centro Cultural, será realizada a análise das obras indicadas para o vestibular tradicional da Unimontes 01/2024, cujas provas estão marcadas para 10 de dezembro. A análise será feita pelos professores palestrantes Marina Couto Ribeiro, Márcio Adriano Morais, Haroldo Prates, Guilherme Rodrigues, Patrícia Soares, em duas etapas, das 15h às 16h30 e das 16h30 às 18 horas.

Os livros indicados para o vestibular da Unimontes 01/2024 são: “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa; “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos; e “Hora da Estrela”, de Clarice Lispector. Curador do Psiu Poético, Aroldo Pereira informa que as palestras sobre os livros indicados para o vestibular da Unimontes terão acesso gratuito. Mas, a coordenação do evento solicita a cada estudante para levar um quilo de alimento não perecível a ser doado para famílias carentes.

ATIVIDADES do Psiu Poético começaram na Praça da Matriz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Clube Flor de Lis 19-MG continua com exposição
Clube Flor de Lis 19-MG continua com exposição
Lançada campanha para financiar documentário
Lançada campanha para financiar documentário
Feira de Mocambinho completa 10 anos
Feira de Mocambinho completa 10 anos
Escritora relata um pouco da história de Montes Claros
Escritora relata um pouco da história de Montes Claros
Grupo de Pesquisa da Unimontes lançará livros nesta sexta-feira
Grupo de Pesquisa da Unimontes lançará livros nesta sexta-feira
Festival de Cinema começa nesta quinta
Festival de Cinema começa nesta quinta
Sesc Dramaturgias traz oficinas de encenações a Montes Claros
Sesc Dramaturgias traz oficinas de encenações a Montes Claros
Músico norte-mineiro presta homenagem a Téo Azevedo
Músico norte-mineiro presta homenagem a Téo Azevedo
Artesãos de Maria da Cruz já podem obter carteira gratuita
Secretaria promove Festival de Cinema a partir de quinta-feira
Campanha Vire Carranca mobiliza população da bacia do Velho Chico
MPMG lança concurso de cartuns ‘Educação, Justiça e Arte’ para alunos
Cimams realiza oficina sobre a Lei Aldir Blanc
Téo Azevedo recebe homenagem do IHGMC
Artistas homenageiam Téo Azevedo neste sábado em Montes Claros
Câmara homenageou a Associação dos Catopês
Aberto prazo para transferência temporária de local de votação
Crise climática é prioridade da Assembleia Legislativa
TRE assinou acordo de cooperação com Cemig
Candidatos à Prefeitura poderão gastar quase R$ 4 mi
Fonte solar avança e ultrapassa R$ 208,2 bi em investimentos