Começou nessa quarta-feira (4/ 10), no Centro Cultural Hermes de Paula, o 37º Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético de Montes Claros, que prosseguirá até 12 de outubro com uma extensa programação. O festival, organizado pelo Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética, com o apoio da Prefeitura de Montes Claros, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, conta com a parceria da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
O idealizador e curador do Psiu Poético é o poeta Aroldo Pereira, doutor Honoris Causa da Unimontes. Ele destaca que o festival se consolida como o mais extenso e “o maior evento da poesia brasileira”, recebendo trabalhos de poetas de diferentes partes do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e do Maranhão, além de contar com a participação de escritores mineiros de Belo Horizonte, São João Del Rei, Itabira, Montes Claros e de outras cidades do Norte de Minas como Januária, Bocaiúva e Coração de Jesus.
Com entrada gratuita, o festival reúne poesias e poemas de escritores de todo o país, expostos na Galeria Godofredo Guedes no Centro Cultural Hermes de Paula, onde conta com uma criação especial do artista plástico João Rodrigues, chamada “Instalação”. O trabalho, também definido pelo seu criador com o “Penetrável Oiticica”, é baseado na obra do artista plástico Hélio Oiticica (1937/1980). Na programação constam também lançamentos de livros, performances poética e musical e exibição de filmes. Durante as atividades será lançado o projeto “Psiu Poético – rumo aos 40 anos”.
Na manhã dessa quarta-feira, aconteceu o “Despertar Poético pelas Ruas da cidade”, com a participação de poetas, professores, estudantes, músicos, atores, bailarinos, agentes culturais e de pessoas da comunidade, liderados por Aroldo Pereira, em frente ao Centro Cultural. Após uma performance musical no coreto da Praça da Matriz, o grupo seguiu pelas ruas centrais da cidade, em direção à Praça Doutor Carlos.
ANÁLISE DE LIVROS
Dentro da programação do Psiu Poético, nesta quinta-feira (5/10), às 15 horas, no Centro Cultural, será realizada a análise das obras indicadas para o vestibular tradicional da Unimontes 01/2024, cujas provas estão marcadas para 10 de dezembro. A análise será feita pelos professores palestrantes Marina Couto Ribeiro, Márcio Adriano Morais, Haroldo Prates, Guilherme Rodrigues, Patrícia Soares, em duas etapas, das 15h às 16h30 e das 16h30 às 18 horas.
Os livros indicados para o vestibular da Unimontes 01/2024 são: “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa; “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos; e “Hora da Estrela”, de Clarice Lispector. Curador do Psiu Poético, Aroldo Pereira informa que as palestras sobre os livros indicados para o vestibular da Unimontes terão acesso gratuito. Mas, a coordenação do evento solicita a cada estudante para levar um quilo de alimento não perecível a ser doado para famílias carentes.