O 37º Festival Contemporâneo Psiu Poético presta homenagem a seis escritores e poetas brasileiros. Uma das homenageadas é a professora e escritora Ivana Ferrante Rebello, docente do Departamento de Comunicação e Letras e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras/Estudos Literários da Unimontes. Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), ela é atual pró-reitora de Ensino da Unimontes. Também preside a Academia Montesclarense de Letras.
Autora de vários livros, a professora Ivana Ferrante Rebello enaltece a importância da distinção no Festival de Arte Contemporânea. “Recebo esta homenagem com muita alegria e gratidão. O Psiu poético já se consolidou como o maior e mais concorrido salão de poesia do Brasil. Recebeu ilustres visitantes em todos os anos de sua vigência e cumpre com rigor o compromisso de levar a poesia e o escritor aonde o povo está”, afirma a docente e pró-reitora da Unimontes. “Como escritora, recebo lisonjeada essa honraria, cumprimentando os demais poetas homenageados e, especialmente, o incansável idealizador do evento: Aroldo Pereira. Ele tem sido uma voz essencial, inquieta e necessária no panorama da literatura brasileira contemporânea”, conclui Ivana.
Os outros escritores e poetas homenageados no 37º Festival Psiu Poético são: Cesco Napoli (natural de Belo Horizonte); Jorge Amâncio (Rio de Janeiro), Fabio Gonçalves (Água Boa, distrito de Claro dos Poções, Norte de Minas), Joaquim Celo Freire (nascido em Coronel Murta, Vale do Jequitinhonha) e Vera Lucia Godoy Ferreira (natural de São Paulo).