[views count="1" print="0"]

SES-MG mobiliza o Norte de Minas para ações de enfrentamento à sífilis

Com o slogan regional "Conhecer, Prevenir, Testar e Tratar", a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) realizou nessa quarta-feira (4), videoconferência de mobilização de coordenadores municipais em vigilância epidemiológica e referências técnicas da sífilis, para a realização de ações voltadas para o Outubro verde.

Com o slogan regional “Conhecer, Prevenir, Testar e Tratar”, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) realizou nessa quarta-feira (4), videoconferência de mobilização de coordenadores municipais em vigilância epidemiológica e referências técnicas da sífilis, para a realização de ações voltadas para o Outubro verde.

Durante todo o mês e principalmente no período de 15 a 21, na Semana de enfrentamento à Sífilis, o objetivo é mobilizar a população com a realização de ações de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado da doença, além do investimento na educação continuada dos profissionais que atuam nos serviços de saúde.

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS, Agna Soares da Silva Menezes explica que a sífilis é transmitida por meio de relações sexuais desprotegidas, sangue ou produtos sanguíneos (agulhas contaminadas ou transfusão com sangue não testado), além da transmissão da mãe para o filho em qualquer fase da gestação, no momento do parto ou pela amamentação. O tratamento é estendido aos parceiros sexuais e é feito com antibióticos, além de ser acompanhado com a realização de exames clínicos e laboratoriais para avaliar a evolução da doença.

“A sífilis é uma infecção curável, com tratamento relativamente simples, mas pegar uma vez não promove imunidade. Nas formas mais graves da doença, como na fase terciária, o não tratamento adequado pode levar à morte. O uso de preservativos (tanto femininos como masculinos) durante todas as relações sexuais é a maneira mais segura de prevenir a doença. O acompanhamento das gestantes e dos parceiros sexuais durante o pré-natal contribui para o controle da sífilis congênita”, explica.

Durante a videoconferência a referência técnica da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da SRS de Montes Claros, Adriana Barbosa Amaral apresentou o cenário epidemiológico da doença.

Em 2021, a frequência da sífilis adquirida no país foi de 78,5 casos por 100 mil habitantes e em Minas Gerais a taxa ficou em 74,8 mil casos/100 mil habitantes. Entre 54 municípios que compõem a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros a taxa de frequência da sífilis adquirida ficou em 32,5 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Ainda em 2021, em gestantes a frequência da sífilis adquirida no país chegou a 27,1 casos por mil nascidos vivos; em Minas Gerais a 23,2 casos e na área de atuação da SRS, 21 casos por mil nascidos vivos.

Já a frequência da sífilis congênita, transmitida da mãe para o bebê durante a gestação ou amamentação apresentou o seguinte cenário em 2021: No Brasil, 9,9 casos por mil nascidos vivos; em Minas Gerais, 8,9 casos; e na área de jurisdição da SRS, 10,8 casos por mil nascidos vivos.

“Estamos num período de tendência de aumento de casos de sífilis. Por isso, a ampliação da testagem rápida, inclusive com a realização de ações fora das unidades de saúde, e o investimento na qualidade do pré-natal com a realização da testagem da gestante, tratamento e monitoramento dos casos positivos, incluindo os parceiros, são medidas de fundamental importância para controle da doença. Combater a sífilis adquirida tem impacto importante na contenção da transmissão da doença, inclusive das gestantes para os bebês”, reforçou Adriana Amaral.

SES-MG mobiliza o Norte de Minas para ações de enfrentamento à sífilis
Realização de teste rápido ajuda no diagnóstico precoce da sífilis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Programa chega a Taiobeiras
Programa chega a Taiobeiras
Médico recebeu título de Cidadão Honorário
Médico recebeu título de Cidadão Honorário
Situação da BR-251 pauta mobilização
Situação da BR-251 pauta mobilização
Mutirão de limpeza contra o Aedes aegypti mobiliza 35 municípios
Mutirão de limpeza contra o Aedes aegypti mobiliza 35 municípios
Santa Casa de Montes Claros A Unilever anunciou um investimento de R$ 80 milhões para a Unilever investe R$ 80 mi em Pouso Alegre discute planejamento estratégico
Santa Casa de Montes Claros discute planejamento estratégico
Presidente do HAT busca apoio financeiro em Brasília
Presidente do HAT busca apoio financeiro em Brasília
Itacarambi realiza avaliações com mais de 100 pacientes
Itacarambi realiza avaliações com mais de 100 pacientes
HDG recicla mais de 20 toneladas de resíduos em 2023
HDG recicla mais de 20 toneladas de resíduos em 2023
Casos de dengue disparam e CCZ fará outro mutirão neste sábado
Projeto prevê obrigatoriedade de mamógrafo em municípios
Proposta cria programa para monitorar saúde e prevenir doença em idosos
Secretário e coordenador de Saúde explicam que município passa por momento atípicos de casos
Minas Gerais abre inscrições para curso de Trabalho e Saúde Mental
Publicados avisos de licitação para construção de duas UPAs
Câmara aprova projeto que vai beneficiar santas casas
Montalvânia adere a campanha de conscientização
BANNER 2
Rotary presta homenagens ao comemorar 30 anos
Dino toma posse como ministro do STF
Carreta carregada de gesso tomba na Serra de Francisco Sá
Perseguição da PM termina em prisão e recuperação de caminhonete em Patis
Justiça Federal determina retorno de montes-clarense para tratamento em MG