[views count="1" print="0"]

Projeto de deputado combate discriminação contra pobreza

O Projeto de Lei 543/24 institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua e de Combate à Aporofobia (discriminação em razão da pobreza).

O Projeto de Lei 543/24 institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua e de Combate à Aporofobia (discriminação em razão da pobreza). A proposta muda a Lei 7.716/89, que define os crimes resultantes de preconceito de raça, cor, etnia e religião. A iniciativa é do deputado Patrus Ananias, do PT, natural de Bocaiuva e votado no Norte de Minas.

De acordo com o texto, quem injuriar ou ofender alguém em razão de raça, cor, etnia, procedência nacional ou condição de pobreza poderá ser punido com reclusão de dois a cinco anos.

COMITÊ INTERSETORIAL – O projeto cria um comitê para acompanhar e monitorar a elaboração de planos de ação periódicos e a implementação da nova política. Esse comitê também deverá propor medidas que assegurem a articulação intersetorial das políticas públicas federais para atender a população em situação de rua e de pobreza. O Poder Executivo poderá firmar convênios com entidades públicas e privadas, sem fins lucrativos, para executar projetos que beneficiem essa população.

PRINCÍPIOS DA NOVA POLÍTICA – O texto estabelece como princípios da política para a população de rua e de combate ao preconceito por causa da pobreza: igualdade e equidade; respeito à dignidade da pessoa humana; direito à convivência familiar e comunitária; valorização e respeito à vida e à cidadania; atendimento humanizado e universalizado; e respeito às condições sociais e diferenças de origem, raça, idade, nacionalidade, gênero, orientação sexual e religiosa, com atenção especial às pessoas com deficiência.

O autor do projeto, deputado Patrus Ananias (PT-MG), reconhece que a simples enunciação de direitos não acabará com o preconceito. Ele acredita, no entanto, que um marco regulatório de proteção a essas pessoas vai ajudar a reduzir gradualmente o estereótipo sobre cidadãos menos favorecidos. “Nesse sentido, preconizamos, entre diversas medidas, a criação de ouvidoria para denúncia de casos de aporofobia e desrespeito aos direitos da população em situação de rua ou de pobreza”, afirma Ananias.

Ele também defende a ampliação de ações educativas, de promoção de respeito e tolerância, e de inclusão de pessoas pobres e em situação de rua.

PRÓXIMOS PASSOS – O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Direitos Humanos e Minorias; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Norte de Minas se destaca na abertura de empresas
Norte de Minas se destaca na abertura de empresas
Região receberá investimento de mineradora australiana
Região receberá investimento de mineradora australiana
Eleitores podem consultar local de votação
Eleitores podem consultar local de votação
Zema busca novos investidores para Minas
Zema busca novos investidores para Minas
MP combate assédio eleitoral no trabalho
MP combate assédio eleitoral no trabalho
FNE inicia 2025 com R$ 47,2 bilhões
FNE inicia 2025 com R$ 47,2 bilhões
Ministro vem debater a duplicação da BR-251
Ministro vem debater a duplicação da BR-251
Presidente eleito da OAB&MG, Gustavo Chalfun, se reúne com o presidente da ALMG para tratar de pautas importantes para a advocacia
Presidente eleito da OAB&MG, Gustavo Chalfun, se reúne com o presidente da ALMG para tratar de pautas importantes para a advocacia 
Prazo para prestação parcial de contas acaba nesta sexta
Secretário de Fazenda é sabatinado na Assembleia sobre impactos do RRF
Macaé se despede da Assembleia Legislativa para assumir Ministério
Câmara lança guia sobre eleição de vereadores
Montes Claros sedia audiência sobre comunidades tradicionais
Minas amplia participação no governo Lula
Relator do Orçamento defende valor das emendas parlamentares
Governo vai entregar Palácio das Mangabeiras à população
Secretaria fará mutirão para estimular inscrições
Governo abre 40 mil novas vagas para o Trilhas de Futuro
Cigarro cortado abruptamente nas unidades prisionais de MG
Carreta com risco de explosão tomba em ribanceira na BR-135
CDH constata situações degradantes nos presídios
300X250