Programa Governança Corporativa acontecerá nos dias 10 e 11 de julho

A mulher tem uma contribuição importante na gestão empresarial, cuja atuação no mercado está na ordem de 38% dos cargos de liderança no Brasil, segundo pesquisa da Forbes.

A mulher tem uma contribuição importante na gestão empresarial, cuja atuação no mercado está na ordem de 38% dos cargos de liderança no Brasil, segundo pesquisa da Forbes. Este número tem crescido, trazendo perspectivas diversificadas e enriquecendo a tomada de decisões nas organizações. Especialmente em empresas familiares, a gestão dessas empresas frequentemente enfrenta desafios únicos, principalmente em relação à governança corporativa.

A inclusão de mulheres nos conselhos e em posições de liderança não apenas promove a igualdade de gênero, mas também está associada a um desempenho empresarial superior, dada a sua capacidade de introduzir novas ideias, estilos de liderança e abordagens para resolver problemas.

Há mais de 10 anos, Cristiane Silveira é diretora executiva da Cooperativa de Crédito Sicoob Credivag, em Janaúba. Ela conta que ser gestora em um mundo corporativo competitivo exige muita dedicação e capacitação.

“A gestão requer resiliência e uma visão estratégica sólida, pautada pela liderança pelo exemplo. Assim, busco constantemente desenvolver os meus conhecimentos através da transparência e seriedade conduzidas por uma comunicação assertiva e colaborativa, com capacidade de decisão e um foco contínuo no crescimento sustentável da cooperativa. Acredito firmemente que as lideranças femininas estão transformando o mundo dos negócios, promovendo uma economia mais diversificada e inclusiva e que nossa sensibilidade e equilíbrio ajudam a garantir uma transição suave para as próximas gerações”.

SUCESSÃO

Apesar dos avanços, a jornada rumo à igualdade de gênero na gestão de empresas familiares ainda enfrenta obstáculos. Estereótipos de gênero e normas culturais podem limitar o acesso das mulheres a oportunidades de liderança. Contudo, a crescente conscientização sobre a importância da diversidade na governança corporativa sinaliza um futuro promissor para as empresas familiares brasileiras, que englobam cerca de 90% dos negócios e são responsáveis por uma parcela significativa do Produto Interno Bruto (PIB).

“Uma governança eficaz ajuda na resolução de conflitos de interesse, na definição clara das estratégias empresariais e na sucessão de liderança, aspectos cruciais para a continuidade e o sucesso a longo prazo”, afirma Ricardo Pimenta, associado regional da Fundação Dom Cabral (FDC) no Norte de Minas.

Para ajudar solucionar estes entraves, a FDC vai realizar o programa “Governança Corporativa em Empresas Familiares”, nos dias 10 e 11 de julho, em Montes Claros. “O objetivo é equipar líderes empresariais com conhecimentos e ferramentas essenciais para fortalecer a governança, promover a sustentabilidade e preparar o caminho para uma transição de liderança bem sucedida. Este programa é um passo decisivo para as empresas que buscam não apenas prosperar no mercado atual, mas também garantir um legado duradouro para as futuras gerações”, pontua.

Para a médica e gestora Priscila Miranda, que vem de uma família tradicional de empresários, a consultoria da FDC foi um divisor de águas para o Hospital Oncovida. “Ela trouxe um olhar diferenciado sobre a questão organizacional, para trabalhar as prioridades na empresa. Conseguimos trazer um pouco mais das benfeitorias para a saúde da Oncovida. A FDC nos fez mais conscientes sobre como crescer sem perder a essência e o olhar humano. Buscar aprimoramento é necessário, pois precisamos ser bons tecnicamente para oferecer o melhor aos nossos pacientes”. Outras informações no link pimentaeassociados.com.br/governança-corporativa-emempresas-familiares.

Programa Governança Corporativa acontecerá nos dias 10 e 11 de julho
MÉDICA e gestora Príscila Miranda, de tradicional família de empresários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Cejuscs de Bocaiúva, Francisco Sá e Buenópolis recebem visita técnica
Cejuscs de Bocaiúva, Francisco Sá e Buenópolis recebem visita técnica
Programa de Voluntariado Cemig entrega as doações da Campanha
Programa de Voluntariado Cemig entrega as doações da Campanha
Sicoob Credinor inaugura 35 mil pessoas compareceram na Fenicafé Centro Cooperativo Heli Penido
Sicoob Credinor inaugura Centro Cooperativo Heli Penido
Emater investe R$ 2,6 mi em qualificação de colaboradores
Emater investe R$ 2,6 mi em qualificação de colaboradores
DPMG realizará mutirão em São Francisco
DPMG realiza Mutirão das Famílias nesta sexta
Fórum abordará influência das redes na carreira profissional
Fórum abordará influência das redes na carreira profissional
Lote sujo preocupa moradores e comerciantes
Lote sujo preocupa moradores e comerciantes
Empresa vencedora vai executar obra de cratera
Empresa vencedora vai executar obra de cratera
Agricultores de 3 municípios vão receber o Garantia-Safra
Ministério confirma horários de provas e mudança na segurança
Jovem que ingeriu colher deixa hospital sem finalizar tratamento
Projeto MP em Movimento será lançado hoje em MOC
TRE instala posto temporário na Assembleia Legislativa
Amams promoverá encontro para discutir assistência social
Januária passará por inspeção técnica na Comarca
Lançamento será em Montes Claros no dia 18
Cimams e Unimontes realizam Seminário
Clínica quebra todos os paradigmas e torna acessível a saúde especializada a todos
Cejuscs de Bocaiúva, Francisco Sá e Buenópolis recebem visita técnica
PEC das Drogas inconstitucional pode agravar cenário de violência
Presos suspeito investigado em 10 furtos cometidos em dois meses