O Procurador-Geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Junior, manifestou apoio à campanha que visa à construção do Hospital Regional do Trauma em Montes Claros, de fundamental importância para a saúde do Norte de Minas. Ele o fez ao participar de reunião na tarde dessa quinta-feira, na Loja Maçônica Obreiros de Adonhiran, realizada pelo Conselho de Veneráveis do Norte de Minas (Convenorte), presidido por Ramon Ribas, quando sugeriu a mobilização da representação da região na Assembleia Legislativa, para que sejam garantidos recursos necessários ao hospital, com a inclusão do projeto no acordo de Mariana. A previsão é que o acordo seja assinado em curto intervalo de tempo e a previsão é de que o hospital consumirá recursos da ordem de R$ 300 milhões.
Ao destacar a relevância do Hospital do Trauma para melhorar a assistência à saúde de Montes Claros e de toda a região, Jarbas Soares Júnior anunciou que pretende se reunir com o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Martins Leite, o Tadeuzinho, do MDB, para discutir estratégias para a sequência da campanha. Para o procurador, com apoio político mais consistente, cresce a possibilidade de viabilizar o empreendimento com o suporte do governo do Estado. Ele conheceu o projeto nos mínimos detalhes durante a reunião com a presença de lideranças maçônicas da cidade.
Em um esforço conjunto para atender às necessidades da área da saúde no Norte de Minas, a Maçonaria, com apoio do ex-superintendente da Santa Casa Montes Claros, Samuel Figueira, foi apresentado nessa quinta-feira, o projeto do Hospital do Trauma ao Procurador-Geral do Estado. Considerada reunião de extrema importância, o projeto representa mais um grande passo na busca por melhores cuidados de saúde para Montes Claros e os demais municípios da região. A reunião marcou um momento crucial na tentativa de resgatar a iniciativa que espera desde 2011 para se tornar realidade.
O projeto foi inicialmente concebido em 2011 pela Santa Casa, através do Samuel Figueira. Em 2013, através de iniciativa do atual superintendente da Santa Casa Montes Claros, Mauricio Sergio Sousa e Silva. Na ocasião, Maurício Sérgio era presidente do Conselho de Veneráveis da Maçonaria (Convenorte) e liderou reunião com o então governador Antonio Anastasia. Aproximadamente 1000 maçons apoiaram e participaram do encontro.
“O projeto chegou a ser licitado entre os anos de 2014 e 2015. No entanto, por razões diversas, o projeto estagnou e não avançou. Agora, a Maçonaria, em parceria com o ex-superintendente Samuel Figueira e o superintendente Maurício Sérgio, está empenhada em resgatar a iniciativa para atender à crescente demanda por serviços de urgência e emergência na região”, afirma o diretor de Negócios do hospital, Leandro Sarmento.
Numa localização geográfica estratégica, Montes Claros é o segundo entroncamento rodoviário do país e enfrenta desafios diários em termos de saúde pública, especialmente no tocante aos casos de trauma. “A necessidade de um Hospital do Trauma se tornou primordial devido à crescente demanda por atendimento de urgência e emergência nas últimas décadas e, inúmeras vezes, sobrecarregando instituições hospitalares como a Santa Casa”, afirma o superintendente da Santa Casa, Maurício Sérgio.
A situação de superlotação no Pronto Socorro da Santa Casa Montes Claros, bem como dos demais hospitais do município, tem sido um desafio constante – o que demonstra a urgência da implementação do Hospital do Trauma. “Este projeto visa aliviar a pressão sobre a Santa Casa e os outros hospitais, com o objetivo de oferecer um atendimento mais humanizado e com mais qualidade para casos de trauma no Norte de Minas”, complementa Maurício Sérgio.
Além de aliviar a carga sobre os hospitais existentes, o Hospital do Trauma representará avanço significativo na capacidade de resposta a emergências médicas na região. Com equipamentos de última geração e equipe especializada, será possível oferecer atendimento ainda mais ágil e eficaz a vítimas de acidentes e outros eventos traumáticos.
“A apresentação do projeto do Hospital do Trauma ao Procurador-Geral do Estado é um passo crucial rumo à realização deste importante empreendimento de saúde pública. Com o apoio como estes e das demais autoridades, os envolvidos estão determinados a garantir que a população do Norte do Estado tenha acesso a cuidados médicos com mais qualidade quando mais precisarem”, afirma o superintendente da instituição, Maurício Sérgio Sousa e Silva.