Um princípio de incêndio atingiu, na tarde dessa segunda-feira (27), a sala de radioterapia do Hospital Dilson Godinho (HDG) no Bairro Alto São João, em Montes Claros. Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas se iniciaram após um curto circuito na parte da fiação elétrica, próximo ao equipamento de ressonância magnética que fica no setor de radioterapia. Devido ao incidente, parte do hospital teve que ser evacuada.
De acordo com o primeiro tenente do Corpo de Bombeiros, Herodes Figueira, ao chegar no hospital com sua equipe, os brigadistas do local já tinham realizado o primeiro combate. Devido ao aumento da fuligem, decorrente da combustão, o acesso ao prédio só se deu com o uso de aparelho de proteção respiratória, e a evacuação em seguida foi providenciada pelos funcionários do hospital. “Em torno de 30 a 40 minutos o incêndio foi totalmente extinto. Logo em seguida, demos início ao trabalho de ventilação da área para a liberação dos gases decorrentes da combustão”, detalhou o tenente.
Em nota, a assessoria de comunicação do hospital disse que o incêndio aconteceu na máquina do Acelerador Linear, e que foi controlado pela equipe de brigadista da Instituição, antes da chegada do Corpo de Bombeiros, que fez o rescaldo.
Ainda conforme a nota, por precaução, o Ambulatório da Quimioterapia, a Radioterapia e o Pronto Atendimento foram esvaziados. “Nenhum colaborador ou paciente ficou ferido. As medidas tomadas foram justamente para resguardar a segurança e preservar a todos. A diretoria aguarda a chegada do representante da empresa responsável pela máquina para as devidas providências”.