Entre as medidas preventivas recomendadas à população pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde estão: uso de roupas claras para ajudar na identificação de carrapatos; uso de calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas; evitar andar em locais com grama ou vegetação alta; uso de repelentes contra carrapatos; verificar se pessoas e animais de estimação não estão com carrapatos; remover carrapatos em pessoas com uso de pinça, evitando apertá-los ou esmagá-los.
Já os municípios devem intensificar o manejo ambiental, independente da confirmação da circulação da bactéria gênero Rickettsia, a serem adotadas prioritariamente para o controle de carrapatos em todas as áreas infestadas; realizar vigilância dos vetores, enviando amostras para a realização de análises no laboratório da Funed; e notificar os casos suspeitos em até 24 horas e investigá-los.
Em agosto de 2023, a SRS realizou em Montes Claros curso teórico e prático sobre a investigação entomológica da febre maculosa. A iniciativa contou com a participação de técnicos do Ministério da Saúde que atuam na Funed e envolveu profissionais de Claro dos Poções, Francisco Sá, Jaíba, Janaúba, Matias Cardoso, Mato Verde, Monte Azul, Montes Claros, Salinas e Verdelândia. Eles foram orientados a atuar como multiplicadores da capacitação nos municípios de origem.