[views count="1" print="0"]

Presidente exalta compromisso do Legislativo com o Estado

Tadeuzinho afirma que Assembleia participa do desenvolvimento socioeconômico de Minas Gerais

O compromisso da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com o desenvolvimento do Estado e com o bem estar dos mineiros foi enfatizado pelo presidente do Legislativo estadual, deputado Tadeu Martins Leite, do MDB, nessa terça-feira, durante a entrega da Medalha Presidente Juscelino Kubitschek, em Diamantina), terra natal do ex-presidente da República.

Ao discursar, o parlamentar destacou que Juscelino Kubitschek marcou o País com seu ímpeto progressista e uma visão que unia tradição e futuro. Ele acrescentou que o exemplo de JK tem eco no Parlamento mineiro. “Assim como JK, a Assembleia de Minas acredita firmemente na capacidade de superar desafios, como forma de alcançar um futuro mais próspero e justo para toda a sociedade mineira”. Para tal, Tadeu Martins Leite lembrou mais uma vez JK, para quem o desenvolvimento é um trabalho coletivo. Ele salientou a atuação conjunta dos 77 deputados estaduais, que, como disse, representam diversas vozes da sociedade.

O presidente da Assembleia também deu exemplo concreto desse trabalho coletivo no Parlamento mineiro que culminou na aprovação da lei a qual liberou mais de R$ 2 bilhões para os municípios mineiros investirem na saúde, desburocratizando a utilização dos recursos que estavam parados nos cofres públicos. A iniciativa beneficiou mais de 700 cidades de todas as regiões do Estado.

Por fim, o parlamentar falou que essa legislação, que teve origem na ALMG e foi aprimorada pelo Governo de Minas, também mostra que a relação harmoniosa do Legislativo com os demais Poderes é parte indissociável do sistema democrático. “Cumpre a cada um destes Poderes, portanto, manter sua independência sem, contudo, renunciar às construções coletivas”, afirmou.

PARLAMENTARES HOMENAGEADOS – Ao todo, 15 deputados foram homenageados na cerimônia. Além de ser o orador oficial, o deputado Tadeu Martins Leite recebeu a Grande Medalha, assim como a deputada Macaé Evaristo, do PT e os deputados Carlos Henrique, do Republicanos e Gustavo Santana, do PL.

O presidente da ALMG é um dos integrantes do Conselho Permanente da Medalha JK, responsável pela programação da solenidade. Nesse sentido, ele ainda concedeu a Medalha de Honra à deputada Ana Paula Siqueira, da Rede e aos deputados Mauro Tramonte, do Republicanos, Rafael Martins, do PSD e Raul Belém, do Cidadania.

As deputadas Delegada Sheila, do PL e Leninha, do PT, e os deputados Arnaldo Silva, do União, Betão, do PT, Doorgal Andrada, Patri, João Magalhães, do MDB e Professor Wendel Mesquita, do Solidariedade, também foram homenageados, mas não puderam comparecer à cerimônia.

A Medalha JK tem o objetivo de premiar o mérito cívico de personalidades e entidades que venham prestando ou tenham prestado serviços de excepcional relevância à coletividade e contribuído para o crescimento das instituições políticas e governamentais, bem como para o desenvolvimento do município, do Estado ou do País.

A homenagem é concedida, sempre em 12 de setembro, data de aniversário do ex-presidente Juscelino Kubitschek, nestes dois graus distintos, de acordo com os critérios estabelecidos na Lei 11.902, de 199: a Grande Medalha e a Medalha de Honra.

JK COMO INSPIRAÇÃO – O governador em exercício Professor Mateus, do Novo, que presidiu a solenidade, uma vez que o governador Romeu Zema está em viagem internacional, destacou que a entrega da medalha possibilita um momento de reflexão. Professor Mateus enfatizou que JK é uma síntese do que o mineiro se propõe, uma vez que ele tinha uma inteligência matreira e um humor nem sempre percebido pelo objeto da crítica, além de combater a arrogância com altivez.

De acordo com ele, JK é sempre lembrado pela construção de Brasília. Apesar disso, conforme disse, teve também papel fundamental para a integração nacional, para a centralização do Brasil voltando-se para o interior e para a estruturação do modelo político atual. “Que cada um que recebeu a medalha responda a esse chamado, que vai além da homenagem. Que o que cada um constrói também sirva de inspiração”, disse.

O prefeito de Diamantina, Juscelino Roque, também propôs uma reflexão a partir da entrega da medalha. “Por que o legado de uma pessoa que nasceu há 121 anos se perpetua até hoje?”, questionou. Ele disse que JK, um menino de origem simples, mudou a história do País. “Hoje ele é fonte de sabedoria. Podemos mudar esse País para melhor. Minas tem, pela sua história, esse dever”, afirmou. Juscelino Roque finalizou dizendo que os agraciados nessa terça devem continuar a ter JK como inspiração e a prezar pelo coletivo.

Presidente exalta compromisso do Legislativo com o Estado
Tadeu Martins Leite destaca participação da AL no desenvolvimento de Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

1
Montes Claros pode definir eleição no 1° turno
Projeto que beneficiará o Cerrado avança na Assembleia Legislativa
Projeto que beneficiará o Cerrado avança na Assembleia Legislativa
Aplicativo Pardal recebe mais de 4 mil denúncias no 1º fim de semana de campanha eleitoral
Adequando ao entendimento praticado no âmbito federal, atividade de silvicultura no estado passa a ser licenciada por modalidade simplificada
Ruy Muniz defende campanha de alto nível e propositiva
Ruy Muniz defende campanha de alto nível e propositiva
Amams discute recursos da assistência social
Amams discute recursos da assistência social
Ruy Muniz defende campanha de alto nível e propositiva
Ruy Muniz defende campanha de alto nível e propositiva
Amams discute recursos da assistência social
Amams discute recursos da assistência social
Candidato a prefeito da região é o segundo mais rico de Minas
Candidato a prefeito da região é o segundo mais rico de Minas
Prazo para pedir transferência para seção com acessibilidade acaba hoje
Estado antecipa mais duas parcelas da dívida da saúde com municípios
CCJ pode votar mudança de prazos de inelegibilidade nesta quarta-feira
Minas Gerais tem mais de 72 mil candidatos
CCJ pode votar mudança de prazos de inelegibilidade nesta quarta-feira
Minas Gerais tem mais de 72 mil candidatos
Juiz eleitoral diz que candidato a prefeito não cometeu crime
Transferência pode ser solicitada até o dia 22
Montes Claros pode definir eleição no 1° turno
IBGE prevê envelhecimento e queda populacional
Tipo de material genético colhido
PC abre mobilização para coletar DNA de familiares de desaparecidos
Uma pessoa morre e 5 ficam feridas em acidente na BR-365