O presidente do Hospital Aroldo Tourinho, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, esteve reunido na manhã dessa segunda-feira, em Belo Horizonte, com o Secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior. O presidente do HAT esteve acompanhado da deputada Leninha, do PT, 1ª vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas. De acordo com o professor Paulo César de Almeida, “o secretário Helvécio Magalhães sempre teve atenção especial com as regiões Norte e Vale do Jequitinhonha”.
Lembra o presidente do HAT, “que o secretário Helvécio Magalhães – em sua primeira passagem pelo Ministério da Saúde – teve atuação decisiva em 2011 e 2012, quando da edição das Portarias 2.395, de 11/10/2011, e 2008/2012, 13/09/2012, estabelecendo recursos para custeio de leitos de retaguarda, para a região macro norte de Minas (rede de urgência e emergência), tendo sido o hospital Aroldo Tourinho um dos contemplados”.
Agora em 2023, ressalta Paulo César, “o secretário Helvécio acolheu o estudo técnico da Federassantas, Cosems e Ministério Público, com participação e apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros e Secretaria de Estado da Saúde, que reconhece o déficit acumulado pelos hospitais, culminando com a edição da Portaria 1.275, assinada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, representando a liberação de recursos expressivos para os hospitais filantrópicos do nosso município”.
Ao agradecer a visita, Helvécio Magalhães disse conhecer há muitos anos a estrutura de saúde no Norte de Minas, em especial o trabalho realizado pelo Aroldo Tourinho. “Já estive diversas vezes em Montes Claros pelo Ministério da Saúde e quando secretário estadual do Planejamento”, frisou o Secretário. Helvécio Magalhães explicou que o “aporte financeiro de 2023, através da portaria assinada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, foi o maior da história do SUS em Montes Claros”.
“Tivemos a grata satisfação em fazê-lo, que foi ajustar os tetos de pagamento aos prestadores de serviços de saúde que estão fazendo o trabalho bem feito”, salienta Magalhães. “Nosso compromisso com essa portaria continua, que é ir ajustando progressivamente os recursos financeiros para os grandes prestadores como o Hospital Aroldo Tourinho, buscando melhorar o sistema regional de saúde do Norte de Minas”, conclui o secretário Helvécio Magalhães. O professor Paulo César de Almeida agradeceu a presença e a participação da deputada Leninha na reunião com o secretário