A Prefeitura de Montes Claros, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semma), realizou durante toda a última quinta-feira, visita técnica para verificar a situação de áreas da cabeceira do Rio São Lamberto e também a situação em que se encontram os barramentos construídos através de chamamentos públicos do Codema.
A equipe técnica da Semma, juntamente com o secretário de Meio Ambiente, Soter Magno, verificou que o trecho do curso hídrico à jusante do barramento localizado próximo à nascente do São Lamberto está assoreado, o que compromete sua função de represamento de água. Um amplo trabalho de desassoreamento com utilização de maquinário pesado está sendo projetado pela Semma para recuperação do local. De acordo com a equipe técnica, no local também será necessário o plantio de mudas de árvores nativas para recomposição de mata ciliar.
Para Soter Magno, é uma sensação de tristeza ver um curso hídrico tão relevante assoreado, mas ele pondera que o barramento cumpriu importante função de não permitir o avanço da areia por toda calha do rio. “A Semma executará ações com o intuito de minimizar os impactos ambientais na nascente do rio São Lamberto. O rio é de grande importância para a zona rural e muitas famílias da agricultura familiar retiram dele o seu sustento, sendo esta uma das razões do nosso empenho em recuperá-lo”, frisou.