Com o objetivo de qualificar pessoas de baixa renda para vagas de emprego que estão em demanda no mercado formal, principalmente na construção civil e informática, uma parceria foi firmada entre a Prefeitura de Montes Claros, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Desenvolvimento Social, e a Fiemg- Senai, disponibilizando 95 vagas gratuitas para 4 cursos profissionalizantes.
Serão 20 vagas para o curso de qualificação profissional em Operador de Computador, com carga horária de 200 horas; 20 vagas para o curso de qualificação profissional Básica em Padeiro, com carga horária de 160 horas; 35 vagas para o curso de qualificação profissional básica em Assistente Administrativo, com carga horária de 160 horas e 20 vagas para o curso de qualificação profissional em Eletricista Instalador O presidente do Hospital Aroldo Tourinho, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, participou nessa quarta-feira, de audiência na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na qual foi debatida a Proposta de Emenda à Constituição do Estado (PEC) 13/23, que permite a hospitais filantrópicos e santas casas receberem diretamente recursos de Aroldo Tourinho defende medida Predial de Baixa Tensão, com carga horária de 200 horas.
Os cursos serão oferecidos para os candidatos de baixa renda acima de 16 anos, com ensino fundamental, no mínimo, e iniciam no próximo dia 2 de outubro. De acordo com a psicóloga e diretora do setor qualificação emprego e renda da secretaria municipal de Desenvolvimento Social, Patrícia Jabbur, o alinhamento para levantar o público da assistência social para fazer a pré-inscrição dos cursos oferecidos já foram iniciados. “A participação da diretora de assistência social, Kenya Medeiros, com ajuda de equipamentos e pessoal de apoio para levantar ou alinhar esse público junto aos CRAS, vem sendo imprescindível nesta importante parceria com o setor de qualificação, emprego e renda”, disse Jabbur.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Edilson Torquato, Montes Claros vive uma onda de crescimento e não tira o pé do acelerador. “A cidade não para de atrair investidores, gerando empregos e renda e melhorando a qualidade de vida da população, graças ao trabalho sério da atual administração do prefeito Humberto Souto. E a qualificação da mão de obra é imprescindível para ajudar no desenvolvimento da nossa cidade”, comentou o secretário.
Já o secretário de Desenvolvimento Social, Aurindo Ribeiro, informou que as questões sociais em Montes Claros vêm sendo tratadas com muita responsabilidade. “O prefeito Humberto Souto tem uma grande preocupação no bem-estar da sociedade e nos cobra projetos sociais inovadores, voltados para a promoção das pessoas, especialmente as mais vulneráveis. E estes cursos de qualificação profissional são os maiores exemplos”, disse.