O vice-prefeito Guilherme Guimarães, do União Brasil, venceu as eleições para a Prefeitura de Montes Claros, nesse domingo, sem dificuldade, no primeiro turno com 151.240 votos, o que representou 71,79% dos votos válidos, para comandar Montes Claros nos próximos quatro anos. Ele teve o apoio do prefeito Humberto Souto – sem partido-, que encerra o segundo mandato consecutivo em 31 de janeiro e se aposenta após 60 anos de vida pública. A eleição ocorreu em clima tranquilo na cidade, com a segurança das Polícias Federal, Civil e Militar, que não registraram maiores problemas. A cidade tem 277.710, dos quais 224.560 compareceram às urnas, com percentual de 80,86 %. Destes foram registrados 5.693 brancos, percentual de 2,54 %, 8.186 nulos, com percentual de 3,65 %. As abstenções somaram 53.150, com percentual de 19,14 %.
As urnas confirmaram nesse domingo, os números que vinham sendo apresentados pelas pesquisas de opinião pública realizadas na cidade, nos últimos dias que antecederam à disputa, por diferentes institutos, mas contestadas pelos demais candidatos. Chegaram a afirmar que os levantamentos não retratavam o quadro político de momento. Os demais candidatos acreditavam que a eleição para a Prefeitura seria definida somente no segundo turno, que ocorre em cidades com mais de 200 mil eleitores. Contudo, os eleitores elegeram o sucessor de Humberto Souto na primeira etapa da disputa.
DOIS TURNOS – Montes Claros está entre as 9 cidades de Minas Gerais, que poderiam eleger o futuro prefeito em dois turnos, mas o fez no primeiro, realizado nesse domingo. De acordo com a Constituição Federal, apenas cidades com mais de 200 mil eleitores contam com segundo turno nos pleitos para prefeito. A nova votação ocorre, no entanto, apenas se um dos candidatos não ultrapassar 50% dos votos válidos no primeiro turno.
COMEMORAÇÃO – O futuro prefeito comemorou a vitória com seu grupo político, na noite desse domingo, em trecho da Avenida Sanitária e reafirmou a disposição de dar sequência à gestão de Humberto Souto, visando a desenvolver ações no curso do mandato para atender as necessidades da população de Montes Claros. Uma das promessas de campanha que ele pretende colocar em prática é a construção de Hospital Municipal cem por cento SUS, para melhorar a prestação dos serviços de saúde na cidade.
SECRETARIADO – Com a vitória no primeiro turno, Guilherme Guimarães e seu grupo político devem começar as articulações para a formação do secretariado, que deve ter a presença de representantes de partidos políticos que participaram da aliança que sustentou o projeto político vitorioso. Guilherme Guimarães será empossado em primeiro de janeiro e logo após deverá empossar o secretariado.
APOIOS – Além de total apoio do prefeito Humberto Souto, Guilherme Guimarães contou com o respaldo do deputado federal Marcelo Freitas, presidente do União Brasil em Minas, dos deputados estaduais Arlen Santiago, do Avante, Gil Pereira, do PSD e Oscar Teixeira, do Podemos.
RESULTADO – Com cem por cento dos votos apurados em Montes Claros, o resultado para prefeito, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ficou assim: Guilherme Guimarães (UNIÃO) – 151.240 votos (71,79%), Ruy Muniz (PSB) – 23.353 votos (11,08%), Paulo Guedes (PT) – 13.706 votos (6,51%), Délio Pinheiro (PDT) – 11.206 votos (5,32%), Maurício (PL) – 10.021 votos (4,76%), Fabio Máquinas (MOBILIZA) – 1.155 votos (0,55%).