[views count="1" print="0"]

PM cancela concurso que limita vagas para mulheres

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) cancelou os concursos públicos de formação de oficiais e soldados da corporação que limitavam a concorrência de mulheres para 10% das vagas.

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) cancelou os concursos públicos de formação de oficiais e soldados da corporação que limitavam a concorrência de mulheres para 10% das vagas. Uma das provas que aconteceria no próximo 10 de março já estava suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde a semana passada.

Em notas divulgadas pelas redes sociais nessa terça-feira (5), a instituição afirmou que o cancelamento dos processos seletivos leva em consideração uma medida cautelar concedida na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7.488, pelo ministro Nunes Marques. Ainda segundo a PM, um novo edital será “publicado oportunamente”. O curso para admissão de oficiais previa 180 vagas, sendo 162 para homens e 18 para mulheres. Já o curso para formação de soldados, com 2.901 postos, estipulava 290 vagas femininas.

SUSPENSÃO DA PROVA – Na última quinta-feira (29), o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a aplicação da prova do concurso de formação de soldados da PMMG que estava agendada para 10 de março. Atendendo a um pedido da Procuradoria Geral da República (PGR), o ministro Nunes Marques entendeu que o edital feria os princípios de “isonomia e igualdade” ao limitar o número de vagas para mulheres em apenas 10%.

“A reserva desse percentual às candidatas afronta os ditames [princípios] constitucionais relativos à isonomia e à igualdade entre homens e mulheres, à proteção do mercado de trabalho da mulher, sobretudo no tocante ao acesso a cargos públicos, e à proibição de discriminação em razão do sexo quando da admissão”, disse em trecho da decisão.

A sentença ainda citou decisões anteriores semelhantes do Supremo, para forças de segurança do Distrito Federal e de estados como Goiás, Pará, Mato Grosso, Santa Catarina e Piauí.

LEIS ESTADUAIS SUSPENSAS – A liminar também suspendeu os efeitos de duas leis estaduais de 2016 que restringem em até 10% o número de mulheres nos quadros de oficiais e de praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

No entendimento do ministro, a limitação contribui para “reforçar a histórica exclusão das mulheres nos ambientes profissional e educacional” e que a Constituição estabelece que é dever do poder público atuar “em prol da redução das desigualdades”. Ele argumentou, ainda, que a garantia às mulheres não interfere na disputa com os homens e que o concurso deve selecionar os mais aptos, independente do gênero.

O QUE DIZ A POLÍCIA MILITAR – “Considerando a medida cautelar concedida na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) n° 7.488 – Minas Gerais, pelo relator, Ministro Nunes Marques, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio do Centro de Recrutamento e Seleção CRS/ DRH, comunica aos candidatos o CANCELAMENTO do Concurso Público para admissão ao Curso de Formação de Oficiais da PMMG – CFO/2024, e a REVOGAÇÃO do Edital n. 16/2023/ DRH/CRS, de 29 de dezembro de 2023. Novo Edital será publicado oportunamente”.

PM cancela concurso que limita vagas para mulheres
PMMG cancela concurso que limita vagas para mulheres; aplicação da prova estava suspensa pelo STF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Dois incêndios criminosos são registrados
Dois incêndios criminosos são registrados
Trio preso após apreensão de dinheiro, drogas e munições
Trio preso após apreensão de dinheiro, drogas e munições
Polícia prende falsa advogada que aplicava golpes em idosos
Polícia prende falsa advogada que aplicava golpes em idosos
Irmãos matam homem após ameaça
Irmãos matam homem após ameaça
PC forma novos policiais e servidores administrativos
PC forma novos policiais e servidores administrativos
Preso suspeito de molestar sobrinha
Preso suspeito de molestar sobrinha
Polícia prende suspeito de forçar sexo com mulher para pagar dívida
Polícia prende suspeito de forçar sexo com mulher para pagar dívida
Motorista preso com pistola e 49 comprimidos de “rebite”
Motorista preso com pistola e 49 comprimidos de “rebite”
Empresa paulista acusa furto de máquinas no Norte de Minas
Preso pela PM com arma após descumprir medida protetiva
Vereador preso por invasão de domicílio e ameaças à ex
Homem agredido com pauladas na cabeça e abandonado em estrada
Condenados por homicídio são presos em São Romão e Pirapora
Instrumentos musicais são furtados de igreja
Insegurança movimenta mercado de blindagens
Especialista da APB orienta sobre como evitar armadilhas financeiras
Aberto prazo para transferência temporária de local de votação
Crise climática é prioridade da Assembleia Legislativa
TRE assinou acordo de cooperação com Cemig
Candidatos à Prefeitura poderão gastar quase R$ 4 mi
Fonte solar avança e ultrapassa R$ 208,2 bi em investimentos