Montes Claros caminha para ter maior número de candidatos a prefeito, nas eleições de 6 de outubro deste ano, em primeiro turno e 27 do mesmo mês em segundo turno. Isso porque, partidos se movimentam para concorrer à sucessão do prefeito Humberto Souto, do Cidadania. Um deles é o PL, que em reunião realizada nessa terça- -feira apresentou o empresário Maurício Sérgio Souza e Silva, superintendente da Santa Casa como pré-candidato à chefia do Executivo municipal. O lançamento oficial da pré-candidatura será feito em data a definir, com a possibilidade da presença do ex-presidente Jair Bolsonaro, da ex-primeira-dama Michele Bolsonaro e do deputado federal Nikolas Ferreira, do PL.
O PL vem se movimentando para participar das eleições municipais na cidade com perspectivas de sair mais fortalecido das urnas, com a eleição de vereadores, já que atualmente não conta com nenhum representante na Câmara Municipal. O partido, no entanto, vinha articulando também de olho na Prefeitura. Com este objetivo, lideranças do PL em Minas como o deputado Nikolas Ferreira iniciaram conversas com Maurício Sérgio com o objetivo de filiá-lo e apresentá-lo como alternativa à Prefeitura.
Após intensas articulações, a direção do PL em Montes Claros reuniu lideranças e filiados, na manhã dessa sexta-feira e apresentou o superintendente da Santa Casa como pré-candidato à sucessão do prefeito Humberto Souto. Durante a reunião, Maurício Sérgio externou a disposição de entrar para a vida pública e destacou sua afinidade com o partido, em função das importantes pautas que defende. Consciente de que a disputa não será fácil, ele manifestou otimismo com o futuro político ao frisar que será necessário o engajamento de todos para se ter perspectiva de sucesso nas urnas.
Durante a reunião, Maurício Sérgio apresentou espécie de adesivo com o número 22, que representa o PL. O partido também mantém contatos com outras siglas na cidade visando a formação de aliança para dar sustentação ao projeto de concorrer à Prefeitura. Com conversas bem adiantadas, há perspectivas de que siglas de destaque caminhem com o PL na disputa pela chefia do Executivo. A previsão é de que as alianças sejam efetivadas em curto intervalo de tempo.
OUTROS CANDIDATOS – O grupo do prefeito Humberto Souto, do Cidadania, deve apresentar como pré-candidato à sua sucessão, o vice-prefeito Guilherme Guimarães Oliveira, do União Brasil. Ele exerce os atos de pré-campanha sem assumir esta condição. Já o PT apresenta como pré-candidato o deputado federal Paulo Guedes, com o apoio dos partidos de esquerda. O PDT tem como pré-candidato o jornalista e suplente de deputado federal Délio Pinheiro. O ex-prefeito Ruy Muniz, sem partido, também anuncia a disposição de tentar fazer o caminho de volta à Prefeitura nas eleições deste ano.