[views count="1" print="0"]

Assembleia inicia discussão sobre crise climática em Minas

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais e parceiros começam a se debruçar em busca de alternativas para se conviver com a crise climática no estado de forma menos traumática – seca e chuvas intensas -, que causam problemas de toda ordem.

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais e parceiros começam a se debruçar em busca de alternativas para se conviver com a crise climática no estado de forma menos traumática – seca e chuvas intensas -, que causam problemas de toda ordem. Na tarde dessa quinta-feira, representantes dos grupos de trabalho do Seminário Técnico Crise Climática em Minas Gerais – Desafios na Convivência com a Seca e Chuva Extrema -, se reuniram pela primeira vez na sede do parlamento mineiro e iniciaram os debates. Integrantes de instituições como universidades, órgãos públicos e entidades da sociedade civil receberam informações sobre a estrutura e o cronograma do seminário.

O Seminário foi anunciado pelo presidente da Assembleia, deputado Tadeu Martins Leite, o Tadeuzinho, do MDB, ao destacar a preocupação com a seca cada vez mais intensa no Norte de Minas e às vezes com chuvas intensas, que causam problemas. A proposta é identificar meios para amenizar as crises climáticas, de forma a prejudicar menos a população.

As discussões dos grupos de trabalho serão divididas em quatro eixos temáticos: ambiental, social, econômico-produtivo e institucional. As reuniões serão online e terão início no dia 4 de abril. O objetivo dessa etapa é analisar os planos e políticas públicas já existentes e apresentar sugestões para aprimorá-los. Além disso, os grupos de trabalho poderão indicar experiências exitosas de convivência com a seca e a chuva extrema, sugerir debatedores para participar dos encontros regionais e indicar temas e formatos para a etapa final do seminário.

A fase de interiorização do evento terá início em maio. Serão realizados encontros regionais em cinco cidades, ainda não definidas. O seminário técnico será realizado na ALMG nos dias 8 e 9 de agosto. Os participantes do evento deverão identificar diretrizes de atuação legislativa e governamental para o enfrentamento da transformação climática, cujas consequências já são sentidas em Minas Gerais, com o agravamento das estiagens e a intensificação das chuvas torrenciais.

As sugestões apresentadas ao final do seminário poderão se desdobrar em pedidos de providências para autoridades, projetos de lei para aprimorar as políticas públicas já existentes e emendas ao Orçamento do Estado e ao Plano Plurianual de Ação Governamental, que detalham os gastos públicos em ações e programas de enfrentamento da crise climática.

O seminário técnico tem o objetivo de construir soluções estruturantes e de longo prazo para a convivência com os fenômenos climáticos extremos. Além disso, por meio de parceria da ALMG com o BH-TEC, serão fomentados projetos de inovação tecnológica voltados para o enfrentamento da crise climática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Dois incêndios criminosos são registrados
Dois incêndios criminosos são registrados
Trio preso após apreensão de dinheiro, drogas e munições
Trio preso após apreensão de dinheiro, drogas e munições
Polícia prende falsa advogada que aplicava golpes em idosos
Polícia prende falsa advogada que aplicava golpes em idosos
Irmãos matam homem após ameaça
Irmãos matam homem após ameaça
PC forma novos policiais e servidores administrativos
PC forma novos policiais e servidores administrativos
Preso suspeito de molestar sobrinha
Preso suspeito de molestar sobrinha
Polícia prende suspeito de forçar sexo com mulher para pagar dívida
Polícia prende suspeito de forçar sexo com mulher para pagar dívida
Motorista preso com pistola e 49 comprimidos de “rebite”
Motorista preso com pistola e 49 comprimidos de “rebite”
Empresa paulista acusa furto de máquinas no Norte de Minas
Preso pela PM com arma após descumprir medida protetiva
Vereador preso por invasão de domicílio e ameaças à ex
Homem agredido com pauladas na cabeça e abandonado em estrada
Condenados por homicídio são presos em São Romão e Pirapora
Instrumentos musicais são furtados de igreja
Insegurança movimenta mercado de blindagens
Especialista da APB orienta sobre como evitar armadilhas financeiras
Aberto prazo para transferência temporária de local de votação
Crise climática é prioridade da Assembleia Legislativa
TRE assinou acordo de cooperação com Cemig
Candidatos à Prefeitura poderão gastar quase R$ 4 mi
Fonte solar avança e ultrapassa R$ 208,2 bi em investimentos