[views count="1" print="0"]

Pessoas físicas podem se cadastrar na plataforma a partir do próximo dia 1º

As pessoas físicas que quiserem se cadastrar na plataforma poderão fazê-lo a partir do dia 1º/10.

As pessoas físicas que quiserem se cadastrar na plataforma poderão fazê-lo a partir do dia 1º/10. Para micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais que estão integrados à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), o cadastramento no Domicílio Judicial Eletrônico será automático. Quem não estiver vinculado à Redesim deverá fazer o cadastro no novo sistema até 30/9.

As pessoas jurídicas de direito público e privado que não se cadastrarem no prazo serão compulsoriamente cadastradas pelo próprio CNJ, por meio de dados obtidos junto à Receita Federal do Brasil.

No TJMG, milhares de empresas e órgãos públicos já recebiam as comunicações processuais de forma eletrônica, por meio do chamado Módulo Procuradoria do sistema PJe

Agora, segundo a Portaria da Corregedoria-Geral de Justiça nº 8.031/2024, ao se cadastrarem no Domicílio Judicial Eletrônico, as pessoas jurídicas deverão realizar a gestão das futuras citações e intimações pessoais no novo ambiente virtual, a partir da próxima sexta-feira (28/6).

Ainda assim, o Módulo Procuradoria do PJe permanecerá ativo, possibilitando aos que não efetuaram cadastro no Domicílio Judicial Eletrônico continuem recebendo as comunicações eletrônicas por meio dele.

Caso a empresa ou o órgão público cadastrado na nova plataforma do CNJ deseje descontinuar o acesso ao Módulo Procuradoria do PJe, basta abrir um chamado no Portal de Informática do TJMG, por meio do link.

CITAÇÃO

A ciência da citação ou da intimação pessoal no Domicílio Judicial Eletrônico, com a correspondente abertura de prazo, se houver, ocorrerá no momento em que o destinatário tiver acesso ao conteúdo da comunicação. Se isso ocorrer no fim de semana ou feriados, a ciência da comunicação processual valerá no primeiro dia útil subsequente.

Se o usuário não der ciência da citação em até três dias úteis, contados da data do envio da comunicação processual ao Domicílio Judicial Eletrônico, a ausência será gerada no sistema PJe e a secretaria da unidade judiciária vai providenciar a citação pelos meios tradicionais.

Caso não apresente justificativa para a ausência da ciência na citação, o usuário será acusado de ato atentatório à dignidade da Justiça e estará sujeito a multa de até 5% do valor da causa, conforme o art. 246 do Código de Processo Civil (CPC).

Para intimação, não havendo ciência em até 10 dias corridos, contados da data do envio da comunicação processual ao Domicílio Judicial Eletrônico, o destinatário será considerado automaticamente intimado ao término desse prazo, com a continuidade do prazo processual, se houver, no dia útil seguinte. Acesse a cartilha para obter outras informações sobre a nova ferramenta.

SISTEMA EPROC

O TJMG, buscando otimizar o trabalho dos operadores do direito e oferecer soluções que atendam às necessidades do Judiciário com eficiência, implantará, no dia 14/10/2024, o Sistema eproc, na forma de um projeto-piloto, na Comarca de Belo Horizonte.

O eproc é um sistema de processo judicial eletrônico desenvolvido pelo TRF da 4ª Região e cedido ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais, com o objetivo de agilizar e modernizar o Poder Judiciário brasileiro, eliminando a necessidade de processos judiciais físicos e permitindo que toda a tramitação processual seja realizada, de forma digital e integrada, tanto na 1ª quanto na 2ª Instância.

Além disso, o eproc possui novas funcionalidades para otimizar a execução de atos processuais e pode ser acessado de qualquer dispositivo eletrônico. A implantação do projeto-piloto do sistema eproc no TJMG reflete o compromisso do Tribunal de melhorar a eficiência da prestação jurisdicional, para garantir que as ferramentas disponibilizadas atendam às necessidades dos profissionais do Judiciário mineiro. Para mais informações, conheça a página do eproc.

As pessoas físicas que quiserem se cadastrar na plataforma poderão fazê-lo a partir do dia 1º/10.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Mães são cadastradas para o Leite da 1ª Infância
Mães são cadastradas para o Leite da 1ª Infância
Crescimento em 2026 consolida retomada do setor
Crescimento em 2026 consolida retomada do setor
Gemma Fonseca inaugura painel artístico em comunidade rural
Gemma Fonseca inaugura painel artístico em comunidade rural
Associação Brasileira das Mulheres recebe homenagem pelos 40 anos
Associação Brasileira das Mulheres recebe homenagem pelos 40 anos
Cidade registra média histórica
Cidade registra média histórica de 200,7 mm
Adote um Leitor apoia escolas vulneráveis
Adote um Leitor apoia escolas vulneráveis
Comércio de Montes Claros tem horário especial
Comércio de Montes Claros funciona em horário especial
Fiscalização do Procon-MPMG aponta irregularidades em postos de combustíveis
Fiscalização aponta irregularidade sem postos de combustíveis da região
Frete rodoviário volta a subir
Museu da Unimontes tem mostra de exposição coletiva
Semáforos piscando no amarelo exigem mais atenção
Governo entrega Medalha dos Gerais em Matias Cardoso
Montes Claros ganha neste sábado o Leo Clube
Padre recebe Título de Cidadão Honorário
Presunto de Porco do Cerrado é Campeão Nacional
Agricultura irrigada é tema de mesa redonda
Eletroeletrônica movimenta R$ 27 bi em Minas 
Frete rodoviário volta a subir
Audiência discutiu criação de blocos regionais de saneamento
Vereador chama atenção para apagão natalino
Projeto Minas Pela Infância apoia municípios em políticas públicas