[views count="1" print="0"]

Peruaçu receberá expedição gastronômica

Sebrae e Secult pretendem chamar a atenção para o expressivo potencial turístico da região

De 31 de agosto a 4 de setembro de 2025, o Sebrae Minas e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) promovem uma expedição gastronômica aos municípios de Januária e Itacarambi, localizados no território do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, no Norte de Minas. Seis chefs de cozinha participam da ação: os mineiros Maria Clara Magalhães, do Restaurante Matula, e Flavio Trombino, do Restaurante Xapuri; João Diamante, do Restaurante Dois de Fevereiro, do Rio de Janeiro, além de Fabi Rodrigues, Lara Calazans e Lucas Amadeu.

O objetivo da expedição é divulgar a cultura alimentar local, a história, os ingredientes e as pessoas que constroem a identidade da gastronomia local. Além da imersão gastronômica, a programação incluirá vivências na Praia de Rio do São Francisco e visita ao Parque Nacional Cavernas do Peruaçu — um dos mais importantes destinos de natureza de Minas Gerais, recentemente reconhecido como Patrimônio Mundial Natural da Unesco.

“Esta ação faz parte dos nossos esforços para estruturar e promover o turismo na região, impulsionando os pequenos negócios e o desenvolvimento econômico local”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva. Maria Clara Magalhães, João Diamante, Flávio Trombino, Edson Puiati, Fabi Rodrigues e Lucas Amadeu estarão na expedição no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, no Norte do estado .

Os chefs convidados visitarão pequenos produtores de cachaça, polpas, doces e geleias feitos com frutos típicos da região, como umbu, coquinho azedo e maracujá do mato, além de empreendedores familiares de cozinhas tradicionais e comunidades que expressam o sabor singular da região. “Esta expedição integra os esforços do Governo de Minas para consolidar o estado como referência em turismo cultural e potencializar a cozinha mineira.

A ação permite troca de experiências, mas sobretudo apresenta os sabores e saberes locais que vão influenciar e inspirar chefs que representam a cozinha contemporânea. Uma iniciativa que movimenta a economia da criatividade e contribui para o desenvolvimento econômico regional, sempre em sintonia com o patrimônio natural e cultural”, afirma o secretário de Estado, Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

A expedição integra os programas Prepara Gastronomia, que impulsiona pequenos negócios do setor de alimentação por meio de capacitações e conexões com os territórios, e Check-in Turismo, que valoriza destinos turísticos mineiros com foco na autenticidade, na identidade cultural e em experiências transformadoras.

PATRIMÔNIO MUNDIAL – Em julho deste ano, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, no Norte de Minas foi reconhecido como Patrimônio Mundial Natural da Unesco. Localizado nos municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões, o parque é um dos patrimônios naturais mais importantes do Brasil e do mundo, com vestígios de ocupação humana que datam de 12 mil anos atrás. O local compreende um conjunto de sítios arqueológicos e pinturas rupestres com mais de 1.000 cavernas com área total de 56 mil hectares.

Um dos destaques do parque é a Gruta do Janelão que, com altura e largura que chegam a 100 metros. Neste atrativo está a Perna da Bailarina, estalactite que defende o título de maior do mundo, com 28 metros de comprimento.

IMPULSO AO TURISMO E À GASTRONOMIA – A região do Vale do Peruaçu, onde está localizado o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, é um território de grande diversidade natural e cultural. Sua gastronomia é marcada por preparos ancestrais, saberes tradicionais e ingredientes únicos do cerrado e das margens do São Francisco — como pequi, buriti, mel de abelhas nativas, cachaça, quitandas, derivados da mandioca, além de pescados e pratos típicos preparados por famílias barranqueiras.

É nesse contexto que o Sebrae Minas atua desde 2007, promovendo ações de fortalecimento do turismo, da gastronomia, do artesanato e do empreendedorismo regional. O resultado desse trabalho, realizado em parceria com o Governo de Minas, por meio da Secult, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), prefeituras, empresários e instituições locais, já pode ser visto com o aumento do fluxo de turistas na região, que passou de 500 visitantes em 2014 para quase 15 mil até o fim de 2024, de acordo com dados do ICMBio, gestor da unidade de conservação.

Sebrae e Secult pretendem chamar a atenção para o expressivo potencial turístico da região

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Montes Claros entra no ritmo do Natal
Montes Claros entra no ritmo do Natal
PAES/Unimontes serão aplicadas domingo
PAES/Unimontes serão aplicadas neste domingo
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Montes Claros une-se à comunidade de cidades inteligentes e
Montes Claros une-se à comunidade de cidades inteligentes e digitais
Inmet e CB alertam municípios do Norte de Minas
Inmet e CB alertam municípios do Norte de Minas
Cantata do Maracanã ilumina noite natalina especial
Cantata do Maracanã ilumina noite natalina especial
Presunto de Porco do Cerrado é Campeão Nacional
Agricultura irrigada é tema de mesa redonda
Procon-MPMG aplica multa de R$ 11,7 mi à Cemig
INMET divulga alerta para 114 cidades da região
Unicef discute baixa cobertura vacinal no Norte de Minas
Novembro marca o mês da Black Friday
Milhões de brasileiros ainda vivem sem banheiro em casa
Fundação de Saúde Dilson Godinho comemora avanços na assistência
Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais 
Mucuri reforça representação na Assembleia 
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
Três pessoas morrem em acidente na BR-251
Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência