[views count="1" print="0"]

PC chama pais para evitar casos de falsos nudes

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) orienta que pais e responsáveis acompanhem seus filhos durante o uso de internet para que novos casos de falsos de nudes, criados a partir da Inteligência Artificial (IA), possam ser evitados.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) orienta que pais e responsáveis acompanhem seus filhos durante o uso de internet para que novos casos de falsos de nudes, criados a partir da Inteligência Artificial (IA), possam ser evitados. A recomendação é feita pelo delegado Ângelo Ramalho, titular na Delegacia Especializada de Apuração de Ato Infracional e responsável por investigar o episódio envolvendo estudantes de uma escola da rede particular de Belo Horizonte.

Um adolescente de 15 anos foi apontado como responsável por editar imagens de pelo menos 20 garotas da mesma unidade de ensino em que ele estuda, criando “falsos nudes”, e divulgá-las em uma rede social. A investigação foi concluída, e o caso encaminhado à Justiça.

“Casos como esse tendem a aumentar exponencialmente com a popularização da Inteligência Artificial (IA) e quando esses episódios ocorrem”, alerta o delegado. Para ele, o fácil acesso a essa ferramenta tecnológica, que pode ser utilizada a partir de um computador e/ou smartphone, além de uma rede de internet, possibilita que novos casos ocorram.

“É algo muito simples de ser feito. Por isso é importante que os pais acompanhem seus filhos na web. Essa supervisão jamais pode ser confundida como invasão de privacidade. Pelo contrário, é uma forma de evitar que aquela criança ou adolescente possa se tornar vítima ou autora desse tipo de crime”, destaca.

Conforme o artigo 241-C do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) simular a participação de crianças ou adolescentes em cena de sexo explícito ou pornográfica é uma prática considerada criminosa.

A lei prevê a prisão de um a três anos, além do pagamento de multa, para as pessoas maiores de 18 anos, consideradas como responsáveis por adulterar, fazer montagens ou modificações em fotos, vídeos ou qualquer outra representação visual, expondo menores de idade a essa situação. Caso o autor seja um menor de 18 anos, o texto indica a possibilidade de internação de até três anos em um Centro Socioeducativo.

“Hoje nós temos uma rede de segurança muito forte, que vai investigar esses casos. É uma mobilização dos órgãos de Justiça, do Ministério Público, da polícia, entre outros. Quando o autor for um menor de idade, é importante destacar que ele será, sim, responsabilizado, e os responsáveis também poderão responder por esse crime”, alerta o delegado Ângelo Ramalho.

Ele afirma que não há registro de outros casos semelhantes na delegacia em que é titular. No entanto, orienta que as vítimas, ao terem conhecimento dos casos, comuniquem com seus responsáveis a fim de que as providências sejam tomadas o quanto antes.

“É extremamente importante que a vítima, ao desconfiar ou saber desse crime, conte para alguém, até mesmo para que ela se sinta acolhida. E nada melhor que os pais para fazer esse acolhimento”, justifica.

O delegado também orienta que seja feito o armazenamento destas imagens, uma vez que elas poderão auxiliar na investigação. “Tire prints ou salve essas imagens e procure, de imediato, a unidade policial mais próximas para que o caso comece a ser apurado. Também é importante denunciar na plataforma em que o conteúdo está publicado para que ele possa ser removido. Caso a plataforma não exclua essas publicações, ela também poderá ser responsabilizada”, conclui.

PC chama pais para evitar casos de falsos nudes
Polícia orienta que os pais e responsáveis acompanhem as crianças e os adolescentes na utilização da web

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Detento foge do presídio em São João da Ponte
Detento foge do presídio em São João da Ponte
Policial e jovem ficam feridos durante combate a incêndio
Policial e jovem ficam feridos durante combate a incêndio
Homem morre ao cair de ponte com trator
Homem morre ao cair de ponte com trator
Licenciamento dos veículos começa a ser exigido na 3ª
Licenciamento dos veículos começa a ser exigido na 3ª
Carreta capota e provoca morte de motorista na 251
Carreta capota e provoca morte de motorista na 251
Motociclista morre atropelado por máquina patrol da Prefeitura
Motociclista morre atropelado por máquina patrol da Prefeitura
Criminosos usam nome da Cemig para aplicar golpes
Criminosos usam nome da Cemig para aplicar golpes
Capturado líder de organização que extorquia familiares de presos
Policiais penais atuarão como multiplicadores
Cadastramento biométrico de presos tem início em MG
Mulher assassina marido a facada
Vereador procurado por assassinato funcionário
Preso não pode se negar a fornecer material genético para banco de DNA
Tratar "saidinha" como problema é medida eleitoreira, diz sociólogo
Dois homens morrem em batida entre moto e bicicleta na BR-251
Três homens detidos por garimpo ilegal
Quase 500 presos fazem Enem em JF 
UFVJM abre inscrições para 382 vagas
Transporte ferroviário de cargas domésticas precisa de melhorias
Clima desfavorável impulsiona alta nos preços do milho em setembro
Interesse Público mostra atuação do MPF