A Prefeitura de Montes Claros apresentou, na manhã dessa terça-feira (28/5), o projeto APL do Pequi e Frutos do Cerrado: Negócio de Impacto Socioambiental para Montes Claros e Região” e ainda a data de lançamento do projeto e da sua marca “Sabores dos Gerais”. A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito Guilherme Guimarães, vereadores, secretários, representantes de entidades voltadas para a agricultura extrativista, representantes de bares e restaurantes, e diversos servidores. O projeto é fruto de uma parceria entre o Governo de Minas, Prefeitura de Montes Claros e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O objetivo é impactar na área socioambiental e econômica através da promoção da cultura gastronômica, por meio da valorização dos produtos e frutos nativos de Montes Claros e região. Através da ação, o município e os demais parceiros investirão mais de R$ 1 milhão para incentivar o turismo gastronômico, a produção sustentável e a economia local. A primeira ação do projeto será no próximo dia 17, em evento que será promovido no espaço OAB. Na ocasião serão apresentados diversos produtos do cerrado, além de pratos que podem ser criados através desses frutos.
Durante a assinatura do convênio, o subsecretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural do Norte de Minas, que também é presidente do conselho diretor do PróPequi, Ricardo Demichelli, destacou a importância da parceria.
“Com esses investimentos poderemos capitalizar e potencializar a cadeia do extrativismo. Um dos exemplos práticos desta parceria será a inserção dos alimentos do agroextrativismo na merenda escoar”, explicou.
Gerente regional norte do Sebrae, Jailson Borges também falou sobre a conquista. “Este projeto não envolve somente o pequi, mas todo um cuidado com o ecossistema, impulsionando o empreendedorismo. Ele transformará vidas”, destacou.
Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Edilson Torquato falou sobre o impulso que o projeto dará ao mercado gastronômico. “Temos aqui representantes de bares e restaurantes que deverão ser impulsionados através das ações. Esta é uma cadeia que envolverá diversos atores”, garantiu.
Já o vice-prefeito Guilherme Guimarães explicou sobre as etapas e os resultados pretendidos. “Esse momento é fruto da dedicação de muita gente. As ações deste projeto vão beneficiar a população, o Norte de Minas e o futuro ecológico e econômico da nossa região”, finalizou.