O Outubro Rosa, mês de conscientização da população sobre a importância das ações de prevenção contra o câncer de mama e de colo do útero, foi devidamente lembrado nessa segunda-feira, 30 de outubro, na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros.
Com palestras ministradas pela superintendente regional de saúde, Dhyeime Thauanne Pereira Marques e pela médica mastologista da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da SRS, Carolina Lamac Figueiredo, foram destacados temas sobre a importância do autocuidado para com a saúde e outros aspectos da vida, além da prevenção contra os cânceres de mama e de colo do útero, por meio da adoção de hábitos saudáveis de vida, além da regularidade na realização de exames para detecção precoce de alguma anormalidade.
“Mesmo diante das múltiplas tarefas diárias que nós servidoras públicas temos que executar, seja no trabalho e nos afazeres diários de esposas e mães, precisamos reservar tempo para dedicarmos aos cuidados das pessoas para com a saúde. O mundo mudou e com ele também mudaram os hábitos de vida, especialmente para as mulheres que viram aumentar as múltiplas tarefas diárias que temos a executar. Por isso, o cuidado com a saúde do corpo e da mente se torna necessário num tempo em que as mudanças acontecem de forma rápida e repentina”, observou a superintendente.
Ao lembrar que o Outubro Rosa tem possibilitado à população tomar uma consciência cada vez maior da importância do enfrentamento ao câncer de mama e de colo de útero, Carolina Lamac frisou que o problema se tornou uma questão de saúde pública mundial devido à alta incidência de casos, bem como devido à alta taxa de mortalidade.