Montes Claros foi surpreendida, na madrugada dessa terça-feira, 31, por uma quantidade inesperada de chuvas, cerca de 63 milímetros em pouco mais de duas horas. Essa concentração de chuva tão elevada em pouco tempo provocou transtornos à população, em pontos específicos, que sofrem há décadas com alagamentos. A Prefeitura pede a colaboração da população para evitar novos alagamentos no período chuvoso.
Os estragos, porém, teriam sido muito maiores, não fosse o trabalho realizado pela Prefeitura no sentido de diminuir os impactos da chuva na cidade. Basta puxar da memória para constatar que há pouco tempo esses impactos eram bem maiores e causavam muito mais prejuízos.
O principal investimento nesta área pode ser verificado na ampliação do sistema de drenagem pluvial. Nos últimos anos, nada menos que 20 quilômetros de novas redes de drenagem foram feitos na cidade, em locais como a Vila Real, Santa Eugênia, Belvedere, Carmelo, Cintra e Antônio Pimenta, entre outros. Os investimentos nessa área são muito altos e, de certa forma, invisíveis, já que ficam abaixo do solo. No entanto, na época das chuvas os benefícios trazidos por essa drenagem saltam aos olhos.
Além disso, a Prefeitura está sempre realizando a limpeza das mais de duas mil bocas de lobo da cidade, retirando toneladas de lixo e entulho. O resultado está aí: após o fim da chuva, a água nos pontos de alagamento escoou rapidamente, diminuindo consideravelmente os transtornos sofridos pela população.
A Prefeitura, diante dos alagamentos registrados n madrugada dessa terça-feira, faz um apelo à população: não descarte lixo e entulho de forma inadequada, pois eles podem obstruir as redes, causando transtornos para os próprios moradores. Devido ao tamanho da cidade, mesmo realizando a desobstrução das bocas de lobo de forma constante, sem a colaboração da população fica inviável manter a rede de drenagem limpa, e por isso, é necessário que todos façam a sua parte, ainda mais agora que começou o período chuvoso.